Ir para o conteúdo

A partir do século 20, o aumento do consumo de cigarros, por um lado, e numerosas evidências científicas sobre seus malefícios, por outro, passaram a provocar embates entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo. Exposição itinerante do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória” conta um pouco dessa história. Em cartaz até abril no Corredor Cultural da Prefeitura de Nilópolis, a mostra é uma realização do projeto “História do Câncer: atores, cenários e políticas”, parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O tabagismo é hoje um importante problema de saúde pública. Com mais de 4.700 substâncias tóxicas, o cigarro causa dependência e uma série de doenças, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, envelhecimento e menopausa precoces, impotência sexual, osteoporose e catarata, além de sua produção estar associada à degradação do meio ambiente e a relações inadequadas de trabalho.

Mas como a produção e o uso do cigarro foram incentivados pela indústria? E o que vem sendo feito para que o Brasil avance no controle do tabaco e proteja gerações presentes e futuras? Por meio de painéis ilustrados, a exposição convida os visitantes a refletirem sobre essas questões. 

No Brasil, nas últimas décadas, a preocupação com os prejuízos à saúde causados pelo cigarro tem sido refletida na aprovação de leis que estabelecem regras para o consumo e limitam a propaganda, entre outras. Os resultados das ações de controle do tabaco no Brasil compõem a última parte da exposição, que retorna ao Corredor Cultural da Prefeitura de Nilópolis, após o sucesso da montagem de 2017.

SERVIÇO

Até 30 de abril!
Exposição “O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória”
Local: Corredor Cultural Willy Voigot – Prefeitura de Nilópolis
Endereço: rua Pedro Álvares Cabral, nº 305, Centro – Nilópolis/RJ
Dias/horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h
Prefeitura de Nilópolis: (21) 2791-2777
Assessoria de Comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e (21) 3865-2121

 

Atualizado em 02/04/2019.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Johnson & Johnson Nova Rio conheça