Ir para o conteúdo

 

A fauna brasileira reúne cerca de 9 mil espécies de vertebrados, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes, e mais de 100 mil espécies de invertebrados. Em relação à flora, são mais de 46 mil espécies catalogadas. A biodiversidade como fonte de saúde é um dos destaques da exposição "Biodiversidade e saúde", que aborda o reconhecimento científico de plantas medicinais e a distribuição de fitoterápicos no SUS. Quer saber por que precisamos preservar nossa biodiversidade brasileira? Então, que tal conferir a exposição "Biodiversidade e saúde", do Museu da Vida, na Casa da Ciência da UFRJ? A exposição fica em cartaz de 15 de janeiro a 24 de fevereiro. 

A exposição destaca as relações entre a biodiversidade, a saúde e as perspectivas socioambientais, além de buscar discutir os impactos da intervenção humana na natureza – estima-se que a atual taxa de extinção de espécies esteja entre mil e 10 mil vezes maior que a natural. Esse debate é fundamental, especialmente neste momento, em que nos aproximamos do final da Década da Biodiversidade (2011-2020). Importante lembrar que uma das metas é que, “até 2020, no máximo, as pessoas estejam cientes do valor da diversidade biológica e das medidas que podem tomar para sua conservação e uso sustentável”.

Realizada pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), “Biodiversidade e Saúde” é formada por painéis e módulos interativos. As atrações incluem um jogo da memória sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção e uma atividade sobre as relações ecológicas que acontecem no ambiente da floresta. Além disso, os visitantes poderão conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros – a Floresta Amazônica, maior floresta tropical úmida do mundo; o Pantanal, maior planície inundável; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-áridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlântica.

“Biodiversidade e Saúde” teve apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e patrocínio das empresas JAM Engenharia de Ar Condicionado, Globe Química, Relthy e Nortec Química.

SERVIÇO 
Exposição “Biodiversidade e Saúde”
Temporada: de 15 de janeiro a 24 de fevereiro
Terça a sexta - 9 às 20h
Sábados, domingos e feriados - 10 às 20h
Fechada às segundas

Local: Casa da Ciência da UFRJ
Endereço: rua Lauro Müller, Botafogo, nº 3, Botafogo - Rio de Janeiro
Assessoria de imprensa da COC/Fiocruz: (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Publicado em 15/01/2019

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Johnson & Johnson Nova Rio conheça