SaudávelMente está em cartaz no Salão de exposições temporárias do Museu da Vida da Fiocruz.

Você sabia que o câncer é a segunda maior causa de morte no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares? Uma coisa é certa: os avanços nos tratamentos evoluíram de forma significativa, e as técnicas de diagnóstico estão cada dia mais precisas. Além disso, sabe-se hoje que a adoção de hábitos saudáveis pode evitar 30% dos casos de câncer.

Pensando nisso, que tal visitar a exposição SaudávelMente, que está em cartaz no Salão de exposições temporárias do Museu da Vida? A mostra aborda dicas de prevenção e diagnóstico precoce para visitantes ouvintes, cegos e surdos, por meio de histórias em quadrinhos, e busca indicar que os cuidados com o corpo devem começar desde cedo e dentro de casa. Hábitos simples como alimentação saudável, atividades físicas, lazer, sexo com camisinha e filtro solar bem aplicado são alguns exemplos que podem contribuir para evitar doenças no futuro.

Durante a visita, o visitante conhece dois personagens principais, Thiago e Mila, em diversas situações do dia a dia. Em um desses momentos, por exemplo, Mila está no cabeleireiro e descobre que a secagem das unhas de acrigel é feita em aparelho que emite luz ultravioleta, o que pode aumentar as chances de desenvolver câncer de pele.

Além da leitura dos quadrinhos, o público poderá partir para a ação e testar habilidades em tablets com jogos. É o caso de “Prato cheio”, cujo objetivo é desafiar o jogador a montar uma refeição balanceada e saudável, indicando quais comidas são sempre boas opções. Já em “Uma mão lava a outra”, a proposta é mostrar a importância de lavar as mãos com sabão para matar germes e bactérias, evitando possíveis doenças.

Os painéis contam com áudiodescrição para público cego e vídeos em Libras para surdos. Para acessar esses conteúdos, disponíveis em códigos QR Code, o visitante pode usar um leitor QR Code com o próprio celular. A exposição é uma iniciativa do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Museu Ciência e Vida (da Fundação Cecierj) e da Fundação do Câncer.

É possível conferir a exposição de terça a sexta, de 9h às 16h30, e aos sábados, de 10h às 16h. O salão de exposições temporárias está localizado próximo ao prédio-sede do Museu da Vida, que fica no campus da Fiocruz localizado no bairro de Manguinhos, na avenida Brasil, nº 4.365. Para mais informações sobre a visita, entre em contato com o Centro de Recepção no número (21) 2590-6747 ou com o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em 15/06/2018