Outubro é conhecido como o mês rosa, uma campanha que busca chamar atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, combatendo o estigma da doença e destacando as alternativas de tratamento e de cura. Neste Outubro Rosa, o Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) leva a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” ao município de Nilópolis, na Baixada Fluminense. A partir desta quarta-feira, dia 3 de outubro, a mostra estará aberta à visitação na Prefeitura de Nilópolis. Os painéis que compõem a exposição apresentam desde a estrutura anatômica da mama até diferentes aspectos históricos e culturais relacionados ao tema.

A mostra dialoga sobre variadas questões médicas e de saúde pública, como exames, cirurgias, tratamentos, fatores de risco e de proteção, e ações nacionais de controle do câncer de mama. Aborda também os seios na arte e como fonte de vida, o câncer de mama na Antiguidade, lendas, mitos e religiosidade, emancipação feminina e promoção da autoestima, entre outras temáticas. A exposição é fruto do projeto “História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas”, parceria entre o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Exposição: “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”
Inauguração: 3 de outubro, quarta-feira, às 10h
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até 6 de novembro
Local: Corredor Cultural Willy Voigot - Prefeitura de Nilópolis