Haverá atividades na Quinta da Boa Vista, em conjunto com o Museu Nacional.

Haverá também espetáculos teatrais - "O rapaz da rabeca e a moça Rebeca" e "É o fim da picada" - nos municípios de Nova Iguaçu (sexta-feira, 19/10), Mesquita (sábado, 20/10) e Maricá (domingo, 21/10).

E mais:

Biodiversidade e Saúde
Exposição que provoca reflexões sobre as relações entre a biodiversidade, a saúde e suas perspectivas socioambientais. Apresentada na forma de painéis e módulos interativos, convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia; a conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros - Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas; e a refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até 15 de dezembro
Local: Palácio Itaboraí / Fiocruz Petrópolis
Endereço: rua Visconde de Itaboraí, nº 188, Valparaíso, Petrópolis / RJ
Clique aqui para mais informações sobre a exposição
Clique aqui para a programação da SNCT 2018 de Petrópolis

O Controle do Câncer de Mama no Brasil
Os painéis dessa exposição abordam aspectos históricos, médicos e culturais, com foco no câncer de mama e nas ações para o seu controle no Brasil. Hoje a doença pode ser diagnosticada precocemente e dispõe de alternativas de tratamento e cura.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até 6 de novembro
Local: Corredor Cultural Willy Voigot - Prefeitura de Nilópolis
Endereço: rua Pedro Álvares Cabral, nº 305, Centro, Nilópolis / RJ

Nós do Mundo
A exposição discute a relação do homem com a natureza, mostrando tanto o cenário mundial contemporâneo como algumas das soluções já existentes para o alcance de um desenvolvimento mais sustentável. Aborda temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação do meio ambiente.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, até 29 de novembro
Local: Galeria La Salle - Unilasalle-RJ
Endereço: rua Gastão Gonçalves, nº 79, Santa Rosa, Niterói / RJ

Nós do Mundo: pocket
Uma versão da exposição original, composta por dez painéis ricamente ilustrados que abordam a extinção de espécies, as mudanças climáticas, a desertificação de terras e como tudo isso se relaciona com as desigualdades sociais e tem impacto na nossa vida e na nossa saúde.
Visitação: diariamente, das 6h da manhã à meia-noite, até 13 de novembro
Local: Estação Rodoviária do VLT Carioca
Endereço: rua Santo Cristo, nº 123-131, Santo Cristo, Rio de Janeiro / RJ
Clique aqui para mais informações

O Rio que se queria negar
O público pode conhecer parte do acervo fotográfico do antropólogo Anthony Leeds cedido à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) por sua viúva, a cientista política Elizabeth Leeds. As imagens da exposição apresentam a estrutura das favelas cariocas e suas dinâmicas internas na década de 1960, período em que Leeds morou no Tuiuti e Jacarezinho.
Visitação: diariamente, das 7 às 18h, até 23 de outubro
Local: Parque Natural Municipal de Gericinó