Como foi a busca da sociedade brasileira por melhores condições de saúde desde o Brasil colônia? Como a área da saúde se desenvolveu no país desde os tempos do império? Quais momentos cruciais em nossa história garantiram avanço significativo na atenção à saúde da população? A exposição "Na corda Bamba de sombrinha: a saúde no fio da história" procura responder essas e outras perguntas, mostrando como o campo da saúde se relaciona intimamente com a política, a economia e a cultura do país.

Em painéis ilustrados com fotografias, reproduções de quadros e publicações relacionadas ao tema, a mostra parte do contexto do Brasil imperial, em que as pessoas recebiam tratamento em casa, e traça a história de como o atendimento médico foi se modificando até chegar aos dias de hoje, passando, por exemplo, pela criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no final da década de 1980. O uso medicinal de plantas brasileiras, as campanhas sanitárias no Rio de Janeiro no início do século 20 – com posterior expansão para o interior do país – e o surgimento do Programa Nacional de Imunizações são alguns dos temas abordados.

A exposição é formada por 12 painéis que trazem um resumo de cada capítulo do livro ‘Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história’. Há, ainda, um mapa das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (ETSUS), para chamar a atenção para a importância dessas instituições.