Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Neste ano, pela primeira vez, adolescentes estão incluídos na ação e serão oferecidas todas as imunizações recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação.



Este sábado, dia 24, o Museu da Vida vai participar do Fiocruz Pra Você 2016 com diversas atrações culturais. O evento integra as ações do “Dia D” da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde, que vai até 30 de setembro. Menores de cinco anos e crianças e adolescentes, de sete a 14 anos, são o público-alvo da vacinação que irá acontecer, de 8h às 17h, em dois postos no campus da Fundação, em Manguinhos.

Para a vacinação, é necessário apresentar carteira de vacinação e documento de identificação (identidade, CPF ou caderneta escolar) da criança ou adolescente. (Foto: Peter Ilicciev)
Neste ano, pela primeira vez, adolescentes estão incluídos na ação e serão oferecidas todas as imunizações recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação. Segundo Slete Silva, responsável técnica pela imunização no Centro de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), não se trata de uma campanha voltada para eliminar alguma doença, como nos anos anteriores. “Estima-se que no Brasil haja um percentual que varia de 5% a 8% de crianças com vacinas atrasadas, e a convocação do Ministério é para que todos participem. A campanha é de extrema importância, pois precisamos avaliar a caderneta para atualizar nossos dados e ampliar a cobertura vacinal”, detalha.

Além da vacinação, o público poderá conferir diversas atividades pelo campus da Fiocruz, entre elas as do Museu da Vida. Venha com os familiares e amigos! Confira, abaixo, nossa programação:

Parque da Ciência – área externa

"Girotec"
O Girotec é um grande giroscópio humano que gira em todas as direções. Ele é usado para exercitar a circulação e equilíbrio do corpo humano no treinamento de pilotos e astronautas. No museu, você pode se deixar levar pelos giros em todas as direções ou tentar controlar os movimentos para se equilibrar novamente. Venha curtir essas sensações gravitacionais!

Faixa etária: a partir de 12 anos
Horário: 10h às 16h

Por questões de segurança, é necessário:
- Ter a altura mínima de 1,60 m
- Estar calçando tênis
- Não estar de saia
- Não ter doenças cardíacas ou labirintite
- Não estar grávida

"Programa de Produção Cultural – Pró-Cultural, do Seducs"
Divulgação do programa e suas atividades para visitantes do evento

Horário: 09h às 12h

Parque da Ciência e Pirâmide
No Parque da Ciência, aproveite para explorar os equipamentos que abordam conceitos como comunicação, energia e organização da vida! Já a Pirâmide, parte interna do Parque da Ciência, conta com uma câmara escura onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, além de sala de informática e salão de jogos e experimentos com diversas atividades sobre as vidas micro e macroscópica.

Horário: 08h às 17h

"Sabão sustentável"
Elaboração de sabão sustentável utilizando óleo de cozinha usado.

Faixa etária: a partir de 12 anos
Horário: 09h às 11h30
Com distribuição de senha | 15 pessoas por sessão

"Como a água cai no chão"
Atividade interativa que visa demonstrar o princípio de erosão utilizando materiais recicláveis.

Faixa etária: livre
Horário: 10h30
Com distribuição de senha | 15 pessoas por sessão

"Por dentro do corpo humano"
A atividade busca despertar curiosidade e questionamentos sobre o corpo e a saúde humana, em especial sobre a gravidez, por meio da identificação e reconhecimento de órgãos do corpo.

Horário: 8h às 17h

Foyer do Museu da Vida (no prédio da sede)

"A vez das palavras"
Atividade oferecida pela Biblioteca de Educação e Divulgação Científica do Museu da Vida, que tem como objetivo incentivar a leitura de informações sobre meio ambiente, ciências e saúde, oferecendo a famílias acesso a livros, revistas e jogos do acervo da biblioteca.

Faixa etária: livre
Horário: 9h às 12h

"Exposição itinerante – Manguinhos: Território em Transe”
O projeto “Manguinhos - Território em Transe” teve início no ano de 2011 com a elaboração de uma pesquisa histórica sobre a favela de Manguinhos e suas relações com a história da cidade do Rio de Janeiro. Esta pesquisa resultou na exposição itinerante, que aborda o processo de formação da favela de Manguinhos tendo como objeto central a história oral e a representatividade de seus moradores.

Faixa etária: a partir de 12 anos
Horário: 13h às 17h

Salão de Exposições Temporárias

“O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds”
A exposição traz ao público o acervo fotográfico do antropólogo norte-americano Anthony Leeds. As imagens, muitas inéditas, exploram a estrutura das favelas cariocas e suas dinâmicas internas.

Faixa etária: livre
Horário: 08h às 16h30

"Borboletário Fiocruz"
Encantadoras, graciosas e, por onde voam, sempre despertam o interesse de pessoas das mais diferentes idades. Por aqui no Museu, somos grandes fãs das borboletas, insetos tão fascinantes.

Faixa etária: livre
Horário: 08h às 16h30

Epidauro

"Laboratório de percepção – Percebendo a Luz e o Som"
Nessa atividade, há como explorar o tema da percepção por meio de diferentes recursos, como painéis interativos e instrumentos ópticos.

Horário: 08h às 16h30
Faixa etária: a partir 11 anos

"Oficina de brinquedos com sucatas"
A partir do poema "Quadrilha da sujeira", vamos conversar sobre o lixo, o brincar, a nossa saúde e a saúde do Planeta. Descubra como você pode se divertir usando criatividade para produzir o seu próprio brinquedo e cuidar do planeta.

Faixa etária: crianças de cinco a dez anos
Com distribuição de senha | 25 pessoas por sessão

Visita ao Castelo Mourisco
Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

Faixa etária: livre
Horário: 08h às 17h


Tenda da Ciência

"Comemorando o Equinócio de Primavera"
No sábado, dia 23, ocorre o Equinócio de Primavera no hemisfério sul marcando a chegada da nova estação. O Ciência Móvel lembra esse rito de passagem com atividade especial: vai rolar observação do céu de primavera no Planetário Digital!

Horário: as sessões duram 30 minutos, nos seguintes horários - 09h | 10h | 11h
Cada sessão comporta 40 pessoas, respeitando a ordem de chegada. Os visitantes devem chegar dez minutos antes das sessões.
Faixa etária: a partir de sete anos (crianças devem estar acompanhadas)


Para mais informações sobre as atividades da Fiocruz, acesse o portal da instituição.


Publicado em 21 de setembro de 2016



Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça