Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Como é a profissão de mediador de museu? O que é preciso estudar? Será que iniciativas lúdicas, que requerem interação com o público, ajudam a desmistificar a ciência? Algumas perguntas como essas são respondidas no programa ‘Como Será?’, da TV Globo, que foi ao ar no último sábado, 22/11. Na seção “Hoje é dia de...” do programa, museus de ciências ganharam atenção especial. E o Museu da Vida (MV) marcou presença!

No primeiro vídeo, “Hoje é dia de Museu de Ciência: Ciência Móvel”, o repórter Alexandre Henderson acompanhou a visita do caminhão do MV à quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. Criado em 2006, o Ciência Móvel já levou atividades a mais de 600 mil pessoas em dezenas de cidades na região Sudeste. Como explica Marcus Soares, coordenador do projeto, o objetivo é levar ciência para espaços onde não se encontra museus e centros de ciência, o que é um desafio e tanto! Confira aqui.

Já em “Hoje é dia de Museu de Ciência: mediadores”, o Parque da Ciência, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, vira espaço para um debate importante: o que é preciso para se tornar um mediador de museu? Alessandro Batista, coordenador do Programa de Apoio à Divulgação Científica do MV, explica que, na instituição, os mediadores passam por um período de formação inicial, mas entendendo que o conhecimento é interdisciplinar. Assista ao vídeo!
O museu “Catavento Cultural”, de São Paulo, também pode ser conferido no programa!


Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça