Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Biodiversidade ou diversidade biológica se refere à diversidade da vida no planeta. Quais são para você os maiores desafios ligados a esse tema atualmente? No dia 15 de setembro, o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz promoveram a edição brasileira do projeto internacional Visões Globais sobre Biodiversidade (do inglês World Wide Views on Biodiversity).

A consulta pública foi realizada entre 9h e 18h no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Apresentando o evento, Paulo Gadelha (presidente da Fiocruz), Luisa Massarani (chefe do Museu da Vida e coordenadora geral do Visões Globais) e Rodrigo Rollemberg (presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle - CMA).

O evento contou com a participação de cidadãos brasileiros de perfis bastante variados: homens e mulheres de diferentes classes sociais, idades (a partir de 16 anos), etnias, regiões e tipos de biomas do país, profissões e de diferentes graus de instrução, tanto de áreas urbanas quanto rurais. Eles não deviam ser especialistas em biodiversidade. Para saber mais sobre o tema, os participantes receberam previamente um kit com informações simples sobre as questões discutidas.

Em todos os países participantes do World Wide Views on Biodiversity, grupos de cidadãos também com cerca de uma centena de integrantes discutiram temas de biodiversidade, com enfoques global e local. As opiniões levantadas na ocasião serão incluídas num relatório que será entregue à delegação nacional que representará o país na COP 11 – 11ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica – que será realizada em outubro na Índia.

O projeto buscou atender aos objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), a ser coimplementada pelos países em todo o mundo, com o apoio da coordenação do Conselho Dinamarquês de Tecnologia (Danish Board of Technology) e supervisão da Secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica.

No Brasil, contou com o apoio também do Fundo de Biodiversidade do Japão, do Inhotim – Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle - CMA, do SciDev.Net e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa.

Para mais informações a respeito de Visões Globais sobre Biodiversidade, acesse http://www.museudavida.fiocruz.br/biodiversidade.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom