Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Os temas abordaram a importância da fotografia para a ciência e a diversidade do nascimento. 

Foto: Peter Illiciev
Duas das nossas exposições itinerantes estiveram em cartaz no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias (RJ), município da Baixada Fluminense: “Fotografias da ciência na Amazônia” e “Nascer”. A primeira foi inaugurada em 2006 e já atingiu um público de quase 13 mil pessoas, enquanto a segunda estreou em 2011 e recebeu cerca de 9.500 visitantes. A temporada de ambas em Duque de Caxias teve início em 10 de maio de 2012 e seguiu até 31 de janeiro de 2013, com visitação gratuita.

Composta pelo material recolhido de viagens à Amazônia por Oswaldo Cruz, Rondon, Euclides da Cunha, Roquette-Pinto, Mário de Andrade, Evandro Chagas e Carlos Chagas, “Fotografias da ciência na Amazônia” demonstrou como a fotografia é parte importante da documentação científica. A mostra também contemplou dois momentos distintos da cidade de Rio Branco (AC), por meio de fotografias feitas por Carlos Chagas em 1912 e pela Casa de Oswaldo Cruz, 85 anos depois. “Fotografias da ciência na Amazônia” contou ainda com cartas de viagens e trechos de relatórios das expedições de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas pela Amazônia. Clique aqui para saber mais sobre a exposição.

Apresentando o ato de nascer pelo ponto de vista da arte, da antropologia, da religião e outros, a exposição “Nascer” reuniu objetos, textos e imagens para destacar a diversidade cultural em torno do nascimento. A exposição foi organizada em três módulos – “A Concepção”, “Nascimento” e “Apresentação da criança à sociedade” – subdivididos em painéis temáticos que abordavam o tema a partir de uma perspectiva lúdica, mas sem fugir do fundamento científico. Para saber mais sobre “Nascer”, clique aqui.

Se desejar obter mais informações sobre como levar as exposições do Museu da Vida para algum espaço, entre em contato com Eloísa Sousa pelo telefone (21) 3865-2190 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Exposições “Fotografias da ciência na Amazônia” e “Nascer” no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias (RJ)
Visitação gratuita. Grupos de mais de 15 pessoas devem ser agendados.
De 10 de maio de 2012 a 31 de janeiro de 2013.
Visitação: de terça a sábado, entre 9h e 17h. Sábados e domingos, das 13h às 17h.
Local: Museu Ciência e Vida
Endereço: Rua Aílton da Costa, s/n – 25 de Agosto – Duque de Caxias – RJ
Mais informações e agendamento: (21) 2671-7797 e http://www.museucienciaevida.com.br.


Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom