Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Na mostra o público aprendeu mais sobre a doença de maneira lúdica e interativa. 

A mostra ficou em cartaz entre os dias 8 de maio e 28 de junho (fotos: Diego Bevilaqua e Isabela Carrari)
Exposição rica em informações sobre a doença em universo multimídia, divertido e ilustrado, Dengue aborda a virose em tempo real, com acompanhamento de notícias — exibidas em um telão — em várias partes do mundo, e outras novidades sobre o tema. Organizada pelo Museu da Vida, ela ficou em cartaz entre 8 de maio e 28 de junho, no Sesc Itaquera.

Entre as atividades, o público conferiu o Quintal Interativo, uma oportunidade para o visitante observar ovos e a pupa de um mosquito com uso de lupas. Na brincadeira, o observador é estimulado a descobrir possíveis criadouros do Aedes aegypti, como pneus e caixas. Uma curiosidade: um mosquito fossilizado em âmbar de cerca de 30 milhões de anos pode ser visto na mostra. Logo na entrada, o visitante é impactado com a figura de um mosquito (Aedes aegypti) de mais de 2 metros: o inseto convida o visitante ao primeiro módulo, que aborda o tema da biologia dos vetores, o que é e quais os outros mosquitos que podem transmitir a dengue.

Segundo Miguel de Oliveira, curador da mostra, a dengue é uma “doença que acomete muitas pessoas e que pode matar se não for tratada”. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 3,9 bilhões de pessoas estão ameaçadas pela dengue, cuja epidemia atinge países da Ásia, da Oceania, das Américas e da África. Na avaliação do biólogo, é importante a “conscientização do público de que a doença pode matar, mas pode ser evitada com o controle do mosquito”.

Os premiados documentários "O Mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti – Para combatê-lo é preciso conhecê-lo" e "Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma Ameaça nos Trópicos" integram as atividades! (fotos: Diego Bevilaqua e Isabela Carrari)
Em outros espaços da mostra, o público ainda aprendeu medidas para evitar a proliferação da doença, como a campanha nacional "10 Minutos Contra a Dengue" - resultado da parceria entre o Instituto Oswaldo Cruz e a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Essa é a segunda viagem de itinerância da exposição. No início do ano, Dengue passou por Santos, também em São Paulo.

Confira a galeria da expo e tudo o que rolou por lá!

Atualizado em 01/07/2015


Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça