Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
O público infantil pôde aprender mais sobre o interior e o funcionamento do organismo humano.

Foto: Luanda Lima
Ah, as férias! Sinônimo de diversão e muita brincadeira, as férias de verão de 2013 contaram com uma programação muito especial no Museu da Vida. De 8 a 26 de janeiro, a exposição "Aventura pelo Corpo Humano" retornou à sala de exposições do museu e ofereceu ao público uma série de oficinas.

Indicada para crianças de cinco a oito anos, na mostra o visitante podia observar sua própria célula no microscópio e construir um modelo a partir da visualização, entender mais sobre o cérebro, percorrer o caminho da comida por dentro do corpo humano e passear no interior de um nariz inflável gigante. Além disso, a Túnica Contadora de Histórias apresentou o conto “Afinal, o que houve com meu corpo?”.

A mostra itinerante foi inaugurada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010, no Aterro do Flamengo e, desde então, foi vista por um grande número de visitantes. A exposição passou por diversos espaços educativos e centros de ciência como o Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias (RJ), o Espaço Ciência InterAtiva, em Mesquita (RJ), a Universidade Moacyr Bastos, em Campo Grande (RJ), e escolas públicas na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Na exposição, o visitante pode caminhar por dentro de um nariz inflável.
A exposição, que esteve de volta ao Museu da Vida, faz parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos", parceria entre o Museu da Vida e o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com apoio da Faperj.

Programação de férias "Aventura pelo Corpo Humano"
Evento gratuito
De 8 a 26 de janeiro de 2013

Local de encontro: Centro de recepção
Horário: das 9h às 16h30 de terça a sexta; das 10h às 16h aos sábados. De terça a quinta, o circuito de atividades tem duração de uma hora e meia, e ocorre consecutivamente a partir das 9h; sextas e sábados, a visita tem duração de uma hora, e ocorre a partir das 10h.

Endereço: Museu da Vida, na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).
Mais informações pelo telefone (21) 2590-6747 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Durante as atividades de férias, não é necessário agendamento.

Interessados em receber a exposição “Aventura pelo corpo humano” em sua instituição devem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2217.

Oficinas:

Contação de história: “Afinal, o que houve com meu corpo?”
Um belo dia, o corpo acorda sentindo uma coisa estranha. Afinal, o que aconteceu? A túnica contadora de história desafia o visitante a descobrir.

Modelando o cérebro
Conhecer o cérebro humano e customizar um mini cérebro feito de gesso para levar para casa são alguns destaques dessa oficina.

Haja Estômago!
O que acontece com a comida depois que colocamos na boca? Nessa atividade interativa, os participantes conversam sobre comida e digestão enquanto traçam, juntos, o percurso da comida pelo interior do corpo.

Faça uma célula
Qual é a estrutura básica do corpo humano? Por meio da visualização no microscópio de sua própria célula, a criança é estimulada a perceber como é a célula humana e montar seu próprio modelo de célula usando materiais de fácil acesso.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça