Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Para celebrar seu aniversário de 16 anos, o Museu da Vida preparou atividades especiais para visitantes de todas as idades! A festa aconteceu nos dias 22 e 23 de março e marcou a volta do trenzinho ao museu! Confira as atividades oferecidas ao público.

Volta do trenzinho do Museu da Vida

Horário: 22/05 (sexta), às 10h: Reabertura para o público, no Centro de Recepção, do passeio do trenzinho que anima adultos e crianças que visitam o nosso museu durante a semana e aos sábados.

Castelo

Caminhada Histórica

Faixa-etária: jovens a partir de 13 anos e adultos
Horário: Dia 23/05 (sábado), às 14h20

O público conhece a trajetória da Fiocruz, sua transformação e importância para ciência brasileira, dentro do campus de Manguinhos.

Para quem ainda não conhece o prédio-símbolo da Fiocruz, não perca Aventuras no Castelo!
Aventuras no Castelo

Faixa-etária: a partir de 10 anos
Horário: 22/05 (sexta), às 10h30 e 13h30
23/05 (sábado), às 10h10

Ao entrar no Castelo, nosso anfitrião do século passado encontra-se com dois jovens. Curiosos sobre a aparição de uma charge em um jornal, os jovens buscam informações para entender o cenário em que ela foi produzida. Na imagem, o sanitarista Oswaldo Cruz aparece desenhado sob o corpo de um mosquito. Ao investigarem as origens da imagem, eles também desvendam a verdadeira identidade do enigmático personagem que os acompanha na visita ao Castelo. A peça ainda tem espaço para um romance e um duelo moderno, no qual, ao invés do mais forte, vence o mais sábio.

Sala de exposições temporárias

Exposição “ Pelos Caminhos do Sus”

Faixa-etária: a partir de 10 anos
Horário: de terça a sábado

A exposição “Pelos Caminhos do SUS” apresenta o Sistema Único de Saúde propondo reflexões e debates sobre a importância da saúde como direito do cidadão e dever do Estado. Através de imagens, vídeos e atividades educativas, o público terá a oportunidade de conhecer o SUS de forma crítica, lúdica e interativa, caminhando pelas conquistas, perspectivas e principalmente pelos desafios que ainda existem na luta pela saúde pública de qualidade.

Tenda da Ciência

Contadores de Histórias: Um baú sustentável!

Faixa-etária: de 6 a 10 anos
Horário: Dia 22/05 (sexta), às 9h e às 15h

O Contadores de Histórias traz algumas surpresas, incluindo um baú! Sim, isso mesmo! Porém, ele não é um baú qualquer: ele é sustentável! Após ouvir histórias e poemas, o público produzirá sua própria história, com imagens e palavras móveis, disponíveis dentro do baú. Além disso, será possível conhecer vários livros na Biblioteca Móvel. A atividade tem como objetivo articular a literatura, através da arte de contar histórias, com temas da ciência e da saúde.

Show de Ciências

Faixa-etária: de 7 a 18 anos
Horário: Dia 22/05 (sexta), às 10h30 e 13h30

O show de Ciências é uma atividade interativa que se caracteriza pela apresentação/desenvolvimento de experimentos de diversas áreas da ciência apresentados através de uma história, situação ou questão cotidiana de forma a estimular a curiosidade no expectador. Durante a realização dos experimentos, o público é convidado a interpretar, discutir e analisar o fenômeno apresentado de forma a propiciar a inclusão do espectador na narrativa da atividade. Os experimentos explorados na atividade, em sua maioria, utilizam materiais acessíveis e de baixo custo, podendo ser facilmente reproduzidos pelo visitante.

Foyer

Oficina de Brinquedos com Sucatas
Faixa-etária: de 05 a 10 anos
Horários: Dia 23/05 (sábado), às 11h e 14h
Com distribuição de senha para 20 participantes.

A partir do poema "Quadrilha da sujeira", a conversa versa sobre o lixo, o brincar, a nossa saúde e a saúde do planeta. A ideia é descobrir quanto pode ser divertido brincar com sucatas, usando a criatividade para produzir o próprio brinquedo e cuidar do planeta.

Parque da Ciência

Há vida na Gota d’água?

Faixa-etária: a partir de 10 anos
Horário: Dia 23/05 (sábado), às 10h, 11h, 13h e 15h

A atividade proporciona a visualização da biodiversidade existente na água não tratada com auxílio do microscópio ótico. Será possível, observar no banner figuras de agentes patogênicos veiculados pela água como verme, bactérias, protozoário flagelado e vírus.

Que tal se sentir como um astronauta em treinamento?
Ciência Móvel

Girotech

Altura mínima: 1,60 m
Horário: Dia 22/05 (sexta), de 9h às 16h30
Dia 23/05(sábado), de 10h às 16h

Para se sentir como um astronauta em treinamento, equilibrando os eixos do giroscópio humano, enquanto seu corpo gira em várias direções. Use roupas confortáveis e tênis.

Exibição de vídeos no Caminhão do Ciência Móvel

Faixa-etária: são formados grupos por faixa de idade.
Capacidade: 44 pessoas por sessão

Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça nos trópicos. Livre.
Tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão da dispersão de ambas as espécies e seu papel como transmissores de viroses, tendo como enfoque principal a Dengue. O documentário é composto por imagens reais e virtuais, mostrando os continentes de origem, a sua dispersão pelo mundo, as suas características morfológicas, os seus hábitos alimentares, seus mecanismos de alimentação, sua reprodução e ambiente em que vivem. Na sexta, às 11h55 e 14h35, e no sábado, às 12h55 e 14h35.

O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti. Livre.
É composto por imagens reais e virtuais e mostra a transformação das formas imaturas, uma sequência de eventos morfológicos: o ovo, a fase larvária, a diferenciação da larva para pupa e a emergência do mosquito adulto, caracterizando o seu ciclo de vida em seus criadouros naturais e artificiais.

Triatomíneos: o elo de uma eternidade. Livre.
O vídeo educativo apresenta imagens do ciclo de vida do barbeiro, vetor da doença de Chagas. A produção constitui um material sobre a história, a taxonomia e a distribuição dos vetores da doença no mundo. Traz imagens reais do momento exato das transformações que o barbeiro atravessa em suas fases de vida. Na sexta, às 10h15, e no sábado, às 11h15.

Ilha das Flores. A partir de 12 anos.
Retrata a sociedade atual na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais, o autor aborda toda a questão da evolução social do indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente, ainda, todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão x oprimido é alimentada pela falsa ideia de liberdade de uns em contraposição à sobrevivência monitorada de outros. Na sexta, às 10h40, 13h30 e 15h10, e no sábado, às 10h40, 11h40, 13h20 e 15h00.

O Começo da Vida. A partir de 12 anos.
O vídeo apresenta imagens reais das fases da gestação, mostrando a embrionária, a formação dos órgãos, o desenvolvimento do feto no útero, seus primeiros movimentos, a definição do sexo, comunicação com o mundo exterior até a hora do nascimento. Promove a discussão sobre os cuidados na gravidez, importância de fazer o pré-natal e meios contraceptivos. Na sexta, às 9h25, 11h05, 13h55 e 15h35, e no sábado, às 10h25, 12h05, 13h45 e 15h25.

Tá Limpo. Até 10 anos.
É uma animação que trata de educação ambiental, abordando a questão do lixo, reciclagem e desenvolvimento comunitário. Depois de descobrir os problemas que são causados pelo lixo que é espalhado pela favela, Pipoca e seu amigo Bico resolvem reunir a comunidade e limpar o morro através da coleta seletiva. Na sexta, às 9h50, 11h30, 14h20 e 16h00, e no sábado, às 10h50, 12h30, 14h10 e 15h50.

Atividades com instituições parceiras

Uma mini-colônia de formigas saúvas? Opa, aqui no Museu tem!
A vida em Sauveiro (instalação)

Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Faixa-etária: a partir de 6 anos
Horário: Dia 22/05 e 23/05

Venha conhecer uma minicolônia de formigas saúvas! Por meio da instalação de uma colônia, feita com tubos de plástico e garrafas PET, o visitante poderá saber mais sobre espécies de formigas cortadeiras do Brasil, ver como elas vivem, como se alimentam, como se comunicam e o seu papel no ambiente, na cultura e na sociedade brasileira. Esta instalação é uma parceria entre a ONG Elysium Sociedade Cultural e o Museu da Vida.

Museu de Patologia – IOC
Local: Tenda da Ciência
Faixa-etária: a partir dos 6 anos
Horário: 23/05

Conheça uma mostra do acervo do Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cuz (IOC), com exemplares das coleções de patologia, febre amarela e anatomia patológica.
http://museudapatologia.ioc.fiocruz.br/

Espaço Ciência Interativa
Local: Parque da Ciência
Horário: 23/05

O Espaço Ciência Interativa (ECI) é um centro de divulgação científica que faz parte do campus Mesquita do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro. O espaço desenvolve o programa Ciência Itinerante que estará no Museu da Vida trazendo atividades do projeto Tenda da Ciência Itinerante, onde a ciência é apresentada de forma divertida para o público.
http://espacocienciainterativa.blogspot.com.br/
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça