Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
O projeto participou da 12ª Red-Pop com várias atrações para o público.


O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos viajou para Campinas durante o período da 12ª Reunião Bienal da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe – a Red-Pop –, que aconteceu na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 29 de maio a 2 de junho. Segundo o site da Red-Pop, mais de 290 trabalhos serão divulgados no evento. A equipe do caminhão da ciência ficou na cidade paulista de 31 de maio a 3 de junho, período em que apresentou uma série de atividades como jogos, equipamentos interativos, multimídias e oficinas. A visita aconteceu graças à parceria entre a Fiocruz e a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O museu itinerante recebeu o público das 8h30 às 17h, no Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) - portão 7 (Avenida Heitor Penteado, sem número). A abertura do evento à população foi no dia 30 de maio, às 10h30.

Desde 2006, quando foi lançado, até 2011, o projeto Ciência Móvel atendeu um público estimado em mais de 350 mil pessoas. A coordenação é do Museu da Vida, departamento da Casa de Oswaldo Cruz, uma das unidades técnico-científicas da Fiocruz, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), patrocinado pela Sanofi.

Com 13,5 metros de comprimento, o caminhão leva em suas viagens às cidades da região Sudeste diversas atrações interativas que mostram um pouco do universo da ciência, com destaque para o Gyrotec – composto por três anéis que giram livremente em todas as direções e simula exercícios feitos pelos astronautas. Além do equipamento similar àquele usado pela NASA – a agência espacial norte-americana -, também são apresentadas as mostras Energia e Mini-Darwin, bem como as bancadas de microscopia e vídeos científicos. O projeto Ciência Móvel, que visa contribuir para a inclusão social das populações e para a melhoria do ensino de ciências, foi visitado em 2010 por cerca de 70 mil pessoas.
 
Serviço do projeto Ciência Móvel:
Data: de 31 de maio a 3 de junho de 2011.
Horário de atendimento: 8h30 às 12h e 13h30 às 17h. Grátis.
Local: Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) - portão 7 (Av. Heitor Penteado, sem número).
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom