Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
O caminhão da ciência levou uma série de atrações educativas para o público infantil capixaba.


O projeto Ciência Móvel, museu itinerante do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, oferece atividades interativas, lúdicas e divertidas ao público: esquetes teatrais com os atores da Companhia Ziripitó, a experiência no girotec (simula exercícios que dão a sensação de antigravidade), o planetário inflável, o jogo das vacinas, as exposições dengue e energia, a bancada de microscopia, os tubos musicais, entre outros. Tudo levado a bordo de uma carreta de 13,5 metros de comprimento. O projeto ficou aberto à visitação, gratuitamente, de 20 a 23 de agosto de 2014, na Escola Professor Rubens José Vervloet Gomes (a Vila Olímpica da cidade) em Vila Velha, Espírito Santo. 

Desde 2007 quando foi lançado pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), mais de 620 mil pessoas em sete anos participaram das atividades em municípios dos estados da região Sudeste.

Entre as novidades da temporada, foram apresentados esquetes sobre a ciência com a Cia. Ziripitó de teatro, que se inspira na Commedia dell’arte para elaborar suas performances. Também recentemente incorporada ao projeto, outra atividade importante é o jogo das vacinas, que foi desenvolvido com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos).

Com a proposta de difundir informações sobre vacinação para o público infantil, seguindo o calendário do Ministério da Saúde, o jogo do tipo ludo organiza as crianças como suas peças fundamentais. Os pequenos também podem conhecer características do universo microbiológico e entender a importância das vacinas na prevenção de doenças causadas por micro-organismos, como vírus e bactérias.

Com uma população de pouco mais de 414 mil habitantes, a cidade de Vila Velha fica a 12 quilômetros da capital, Vitória. Está próxima também de Cariacica, Guarapari e Viana. Segundo a prefeitura de Vila Velha, a rede oficial do município possui cerca de 40 mil alunos matriculados no ensino fundamental.

O projeto “Ciência Móvel – Vida e saúde para todos” - aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) - conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.

Projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”
Atendimento: de 20 a 23 de agosto, das 8 às 11 horas, e das 13h40 às 16h40.
Local: Escola Professor Rubens José Vervloet Gomes (Vila Olímpica).
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, s/n, bairro Soteco - Vila Velha (ES).

Publicado em 18/08/2014
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça