Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
A carreta do projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos viajou até o município de Miguel Pereira (RJ), a 120 quilômetros da capital fluminense, para apresentar suas atividades, nos dias 8, 9, 10 e 11 de maio.
O projeto levou, pela primeira vez, uma apresentação artístico-cultural, com a participação da equipe do Circo Nopok, cujo trabalho aborda a relação entre a arte dos jogos malabares e a ciência. O caminhão aportou ainda com a exposição itinerante “Aventura pelo Corpo Humano”, que faz parte do projeto “Ciência para pequenos curiosos” e é dirigida ao público de cinco a oito anos. Em uma das brincadeiras, o visitante – de olhos vendados – explora um grande nariz-caverna num desafio a sentir as substâncias encontradas em seu interior. Veja mais informações sobre a exposição.

No Pavilhão da Fenart, no centro da cidade, o visitante teve uma série de atrações gratuitas: o girotech - uma espécie de simulador dos exercícios feitos por astronautas da Nasa -, a bancada de microscopia, a bicicleta geradora, a pilha humana, a miniusina, a casa maquete, os tubos musicais, oficinas e multimídia.

Em seis anos percorrendo a região sudeste do país, o museu itinerante visitou quase 70 municípios e recebeu público de mais de 450 mil pessoas. O projeto Ciência Móvel tem patrocínio da Sanofi e parceria da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos (Fiocruz).

Físico e coordenador do projeto, Diego Vaz Bevilaqua ressaltou a nova fase do caminhão da ciência: “É a primeira viagem com as atividades do novo ciclo. Um grupo fará intervenções circenses, abordando o corpo, a gravidade, ciência e arte”, explica. Sobre outra novidade desta viagem, Bevilaqua revela que havia uma demanda por atividades para crianças de cinco a oito anos, o mesmo público da exposição itinerante Aventura pelo corpo humano. “É uma experiência que vamos levar para Miguel Pereira. Espero viajar outras vezes com a exposição”, conclui.

A iniciativa é uma parceria do Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz com a prefeitura local, por intermédio da secretaria municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Ciência Móvel em Miguel Pereira
Atividades gratuitas
De 8 a 11 de maio de 2013
Local: Pavilhão da Fenart – Rua Prefeito Manoel Guilherme Barbosa, s/n – Centro (ao lado da Prefeitura de Miguel Pereira).
Visitação: quarta* a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h; sábado, das 9h às 12h.
*Obs.: somente na quarta-feira haverá atendimento no período da noite, das 18h às 20h30.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom