A atividade é voltada para o público de seis a oito anos.
Que tal um programa divertido e cheio de influência musical? O pequeno índio Ynhire tem uma grande aventura para compartilhar na atração "Curumim quer música". Qual seria a reação de uma criança ao se encontrar com um indiozinho preocupado em preservar a floresta e a tradição cultural de sua tribo? Para descobrir, é preciso mergulhar na história desse caiapó! A apresentação, que tem entrada gratuita, é voltada para público infantil de 6 a 8 anos, responsáveis e demais interessados!
Espetáculo idealizado por Wanda Hamilton, cientista social, atriz e diretora teatral, ele conta a história de Ynhire, que, ao acordar muito feliz e querendo ouvir os sons e a música da floresta, percebe que a mata está em silêncio; ele parte em busca do som perdido e acaba vivendo uma série de incríveis acontecimentos.
O indiozinho encontra personagens do folclore brasileiro como o boitatá, o saci e o curupira. A função de cada um é apresentar ao público um instrumento musical, confeccionado para a atividade com uso de material reciclado. Foram usados potes de plástico, barbantes, latas, balões, embalagens diversas e até cereais, que servem como chocalhos, cuícas e tambores.
“Com cada instrumento, trabalhamos com o público de 6 a 8 anos as propriedades do som, como localização espacial, amplificação do som, timbre, tom, ritmo) ”, explica Wanda.
Ao se juntar aos novos amiguinhos, Ynhire descobre que, para trazer o som de volta, é preciso cantar. “Formamos uma banda com as crianças, que tocam os instrumentos e cantam para trazer os sons de volta à floresta”, revela a autora. Além de exercitar a audição com a atividade, a criançada ainda pode brincar e se divertir com a história do pequeno caiapó.
Local: Epidauro (Ciência em Cena) - Museu da Vida (Av. Brasil 4365, em Manguinhos)
Faixa etária: seis a oito anos. Público mínimo: dez pessoas
Informações: (21) 2590-6747 ou no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ficha Técnica - Concepção geral, pesquisa e texto: Wanda Hamilton
Pesquisa e desenvolvimento de instrumentos: Vivian Lisboa
Pesquisa e criação musical: Priscilla Hygino
Cenário: Rodney Wilbert
Figurino: Carla Ferraz
Atualizado em 01/08/2017