Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

A atividade é voltada para o público de seis a oito anos.


Foto: Maria Buzanovsky

Que tal um programa divertido e cheio de influência musical? O pequeno índio Ynhire tem uma grande aventura para compartilhar na atração "Curumim quer música". Qual seria a reação de uma criança ao se encontrar com um indiozinho preocupado em preservar a floresta e a tradição cultural de sua tribo? Para descobrir, é preciso mergulhar na história desse caiapó! A apresentação, que tem entrada gratuita, é voltada para público infantil de 6 a 8 anos, responsáveis e demais interessados!

Espetáculo idealizado por Wanda Hamilton, cientista social, atriz e diretora teatral, ele conta a história de Ynhire, que, ao acordar muito feliz e querendo ouvir os sons e a música da floresta, percebe que a mata está em silêncio; ele parte em busca do som perdido e acaba vivendo uma série de incríveis acontecimentos.

O indiozinho encontra personagens do folclore brasileiro como o boitatá, o saci e o curupira. A função de cada um é apresentar ao público um instrumento musical, confeccionado para a atividade com uso de material reciclado. Foram usados potes de plástico, barbantes, latas, balões, embalagens diversas e até cereais, que servem como chocalhos, cuícas e tambores.

“Com cada instrumento, trabalhamos com o público de 6 a 8 anos as propriedades do som, como localização espacial, amplificação do som, timbre, tom, ritmo) ”, explica Wanda.

Ao se juntar aos novos amiguinhos, Ynhire descobre que, para trazer o som de volta, é preciso cantar. “Formamos uma banda com as crianças, que tocam os instrumentos e cantam para trazer os sons de volta à floresta”, revela a autora. Além de exercitar a audição com a atividade, a criançada ainda pode brincar e se divertir com a história do pequeno caiapó.

Local: Epidauro (Ciência em Cena) - Museu da Vida (Av. Brasil 4365, em Manguinhos)
Faixa etária: seis a oito anos. Público mínimo: dez pessoas
Informações: (21) 2590-6747 ou no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ficha Técnica - Concepção geral, pesquisa e texto: Wanda Hamilton
Pesquisa e desenvolvimento de instrumentos: Vivian Lisboa
Pesquisa e criação musical: Priscilla Hygino
Cenário: Rodney Wilbert
Figurino: Carla Ferraz

Atualizado em 01/08/2017

 

 

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça