O convidado foi o jornalista Bruno Lara, que falou sobre blogs, ciência e tecnologia.
O jornalista Bruno Lara esteve no Museu da Vida no dia 2 de junho de 2014, segunda-feira, às 9h30 para falar sobre o tema “O blog como ferramenta de divulgação científica: uma grande oportunidade, um enorme desafio”.
Segundo ele, o objetivo foi compartilhar conhecimentos e aprendizados que são frutos de suas atividades de divulgação científica e tecnológica, principalmente as relacionadas ao blog Dissertação Sobre Divulgação Científica, cuja principal seção é a de publicação de entrevistas com destacados atores sociais do referido campo (como jornalistas, cientistas e políticos).
Durante a palestra, Bruno falou sobre a) as motivações para a criação e a manutenção do blog; b) as oportunidades contemporâneas para a divulgação usufruídas pelo blog; c) as dificuldades encontradas para a realização das atividades; d) os métodos de trabalho; e) as principais discussões exploradas pelos entrevistados; f) a perspectiva sobre a dinâmica do campo.
Breve perfil do palestrante
O jornalista Bruno Lara é doutorando e possui mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na pós-graduação, ele tem pesquisado sobre o envolvimento entre o campo científico e a heterogeneidade social - com a divulgação científica e tecnológica circulando entre esses espaços.
Trabalhou na assessoria de comunicação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), na qual exerceu atividades de divulgação científica por meio de plataformas diversas, desde textos a vídeos. É colaborador da Agência Ibero-Americana de Notícias para a Divulgação da Ciência e Tecnologia (DiCYT), da Universidade de Salamanca. Atualmente, na área da divulgação, edita o blog Dissertação Sobre Divulgação Científica.
O evento aconteceu na segunda-feira, dia 2 de junho de 2014, às 9h30, na Oficina-Escola de Manguinhos.
Endereço: Museu da Vida, na Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro (perto da passarela 6 e dentro do campus da Fiocruz).
Publicado em 21/05/2014