A peça de teatro "O rapaz da rabeca e a moça Rebeca" é uma das atrações que viajam com o Ciência Móvel até Marilândia (ES).

A equipe do Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas vai colocar o pé na estrada mais uma vez. O museu itinerante sairá da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ), e percorrerá cerca de 700 quilômetros até o município capixaba de Marilândia. De 25 a 28 de julho, o Ciência Móvel estará aberto ao público no Ginásio Poliesportivo Alberto Milanezi, com uma programação variada, com direito a circo, teatro e – é claro! – muita ciência! Todas as atividades são gratuitas.

Entre as atrações, destaca-se o espetáculo teatral “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca”, inspirado em obra do cordelista cearense José Mapurunga. A peça conta a história de João e Rebeca, jovens de famílias rivais que se apaixonam, tal qual Romeu e Julieta. Com uma linguagem descontraída e bem-humorada, o espetáculo tem como objetivo dialogar com o público jovem sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a importância do teste de diagnóstico do vírus da Aids, abordando também o preconceito em relação à doença.

Outro destaque é o planetário inflável, altamente moderno, completamente digital, com incríveis projeções sobre o universo. A curiosidade dos visitantes também será aguçada com atividades lúdicas e interativas sobre saúde, água e energia. Eles serão convidados a mexer em lupas e microscópios, conhecer o corpo humano por dentro e perceber como o nosso cérebro nos ‘engana’. As experiências incluirão, ainda, comparar o consumo energético de diferentes aparelhos eletrodomésticos e observar como a queda da água de um rio pode ser convertida em energia elétrica, com mediadores sempre a postos para conversar sobre os impactos desse processo.

A equipe do Ciência Móvel, aliás, faz toda a diferença! Serão 18 mediadores, seis atores, dois coordenadores e dois técnicos trabalhando para que a visita à Marilândia seja um sucesso.

O Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da Sanofi, EDF Norte Fluminense, Dow e Halliburton, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Sobre Marilândia
Marilândia é um município com 11 mil habitantes, localizado no interior do Estado do Espírito Santo, a cerca de 150 quilômetros da capital.

Serviço:
Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Ginásio Poliesportivo Alberto Milanezi
Endereço: Rua Guilherme Passamani, nº 84, Marilândia/ES
Dias/horários:
25 de julho – das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
26 de julho – das 9h às 12h, das 13h30 às 17h e das 18h às 20h
27 de julho – das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
28 de julho – das 9h às 12h
Informações:
Secretaria Municipal de Educação de Marilândia/Equipe Pedagógica: (27) 3724-2991 e (27) 3724-2992
Assessoria de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 20/07/2018.