Por Renata Bohrer
Diversão, cultura e muita troca de conhecimento! Assim foi a ação do Ciência Móvel da Escola Municipal Eduardo Rabelo, em Santa Cruz, Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de agosto. Ao todo, foram contemplados 813 alunos.
A programação contou com um conjunto de modelos anatômicos do corpo humano, uma bancada de microscopia sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti e mais. Os estudantes puderam conferir a exposição ‘Rios Brasileiros’, que reúne obras do artista plástico Rodrigo Andriàn e chama atenção para questões urgentes sobre desenvolvimento sustentável e a preservação de corpos hídricos.
Teve também espetáculo circense para os alunos! Com uma apresentação que combina a arte do improviso, música e números do circo tradicional, a dupla Daniel Poittevin e Fernando Nicolini do Coletivo Nopok arrancou gargalhadas e surpreendeu a plateia com um show de malabarismo.
O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da Região Sudeste por meio do projeto Arte e Ciência sobre Rodas.
O Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós é uma realização do Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e Folguedo. Tem patrocínio de IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Fotos: Eduardo Santos
Publicado em 9 de agosto de 2024.