Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Foto/Crédito: Julianne Gouveia

No dia 24 de outubro, o Museu da Vida Fiocruz promoveu, em parceria com a SC Johnson, o evento de lançamento da nova temporada da exposição ‘Aedes: Que mosquito é esse?’ no Rio de Janeiro.  A cerimônia de abertura foi realizada no Castelo da Fiocruz, localizado no campus Manguinhos, e contou com a presença de autoridades e profissionais da instituição.

De volta à programação do Museu, a exposição leva o público a mergulhar no universo do mosquito Aedes aegypti. “O visitante vai ver aqui a história do ponto de vista do mosquito, desde o ciclo de vida até as principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”, explica o educador e biólogo Miguel de Oliveira. Ele é um dos curadores da mostra, ao lado de Waldir Ribeiro, Luis Carlos Victorino e Fernanda Gondra. ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ conta ainda com a colaboração do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, a partir das produtoras Milena Monteiro e Fabíola Mayrink. 

Representando a chefe do Museu da Vida Fiocruz Ana Gonzalez no evento, o coordenador do Serviço de Educação Alessandro Batista destaca que a exposição aborda um dos temas centrais do Museu, que são as arborivoses:  — [ A exposição] se alinha com o eixo estruturante da Fiocruz, relacionando o ambiente onde nós vivemos com a saúde que nós temos como indivíduos e na sociedade. Falar sobre arboviroses é, também, falar sobre ambiente e saúde.  Vemos aqui a relação entre meio ambiente e saúde, sobretudo, em um momento em que o mundo fala em emergência climática e de como isso vem afetando a nossa saúde. 

Em sua versão completa, a exposição está dividida em módulos e vem repleta de recursos interativos, como um quintal interativo onde os visitantes podem reconhecer potenciais criadouros do mosquito. O público também pode observar o mosquito de forma detalhada com o auxílio de microscópios, participar de jogos e conferir vídeos educativos. A exposição conta ainda com uma escultura de mosquito fêmea de mais de dois metros, criação do artista plástico Ricardo Fernandes.   

O evento de lançamento da mostra contou também com a participação de representantes da SC Johnson, parceiro do Museu da Vida Fiocruz nesta nova temporada. Durante a cerimônia, a gerente geral da SC Johnson Brasil Tatiane Ganem destacou para os presentes a ação em conjunto com o Museu: ‘Para nós da SC Johnson, é um prazer trabalhar em parceria com a Fiocruz na exposição sobre o Aedes aegypti’.

Da esq. para a dir.: Cristina Araripe, Cristiani Machado, Fabíola Mayrink, Alessandro Batista e Miguel Oliveira/ Créd.: Julianne Gouveia

 

Informar, educar e engajar o público em ciência  

Instalada no prédio histórico da Fiocruz, a 'Aedes: Que Mosquito É Esse?’ servirá para aproximar ainda mais o público da instituição, segundo a coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz Cristina Araripe:   

— A remontagem da exposição está permitindo que a gente traga para o salão nobre do Castelo Mourisco um tema de grande relevância institucional. Abrir este espaço para receber o público é muito importante para a Fiocruz, que sempre procura em suas ações reforçar e fortalecer o diálogo com a sociedade. 

De acordo com a Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz Cristiani Vieira Machado, a mostra corrobora com o compromisso da Fiocruz “de levar informação de boa qualidade e conhecimento científico para todos os grupos sociais, mostrando a melhor forma de prevenção de uma forma lúdica e didática”.   

A nova temporada de ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, Casa de Oswaldo Cruz e Fundação Oswaldo Cruz, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, e o patrocínio da SC Johnson.  

  

  

Serviço:    

Exposição Aedes: Que mosquito é esse?     

Até setembro de 2024   

Horários de funcionamento: de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10 (para visitar, é preciso retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)   

Onde: Sala 308 do Castelo da Fiocruz / Museu da Vida Fiocruz (Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro)    

Classificação livre     

Entrada gratuita     

  

* A distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. 

 

 

Fotos: Julianne Gouvea e Carla Maria Oliveira 

 

Publicado em 30 de outubro de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça