Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

A coleção Os Mensageiros das Estrelas apresenta um novo desafio este mês. Já estão disponíveis o quiz "A incrível jornada do Cão Maior" e um painel interativo da constelação. O acesso é gratuito e direto do navegador. 

No novo jogo do Museu da Vida Fiocruz, os usuários podem investigar as riquezas de uma das regiões da esfera celeste mais brilhantes do céu noturno. Eles também podem conhecer Laelaps, um cão de caça da mitologia grega que é capaz de atingir velocidades espantosas para pegar suas presas. Já no pôster interativo, é possível observar atentamente a posição das estrelas dessa constelação e descobrir de onde vem o brilho do Cão Maior.

Durante o percurso, os jogadores vão se deparar com desafios astronômicos, imagens reais de objetos celestes e mais. Um dos destaques é a ilustração de abertura do game e interativo, assinada pelo artista Caio Baldi e inspirada em um animal bastante conhecido em todo o território brasileiro, o chamado "vira-lata caramelo". Essa ilustração é uma releitura da representação mitológica clássica do Cão Maior.  

Desenvolvido na plataforma de gamificação digital Genially pelos planetaristas do Ciência Móvel Jackson de Farias, Leonardo Castro, Rafaela Ribeiro e Renata Alves, os jogos digitais pertencem à coleção Os Mensageiros das Estrelas e têm como objetivo difundir conhecimentos básicos de astronomia de forma lúdica e acessível. 

'Os Mensageiros das Estrelas' integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

 

Clique nas imagens e tenha acesso direto ao quiz e interativo de Os Mensageiros das Estrelas:

Clique e tenha acesso direto ao jogo. 

 

Clique e explore o pôster interativo.

 

Publicado em 29 de junho de 2022.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça