Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

A nova coleção do Ciência Móvel visa aprofundar os conhecimentos em regiões da abóbada celeste! Na obra digital “A Viagem ao Universo em 88 Constelações”, o navegante terá a oportunidade de conferir um mapeamento detalhado de três conjuntos estelares a partir da combinação de dados que vão desde conceitos básicos de astronomia, passando por narrativas mitológicas e da cultura pop e chegando aos desafios espaciais. Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente no site do Museu da Vida.

Ao observar o céu, podemos encontrar diversos objetos pertencentes a áreas definidas e confinadas em regiões demarcadas na esfera celeste. Essas regiões chamamos de constelações. De acordo com a União Astronômica Internacional (IAU, sigla em inglês), atualmente, a esfera celeste está dividida, geometricamente, em 88 constelações.  São elas que ditam o curso da nossa próxima temporada espacial. Em um breve passeio pela obra digital, descubra as belezas, curiosidades e explore os tesouros de diferentes regiões do céu. 

Já ouviu falar nas famílias astronômicas? Organizada em grupo familiares, a coleção destaca a cada mês um conjunto de constelações que surgem conectadas por referenciais históricos, científicos e/ou culturais. E, para começar, vamos conhecer mais de perto três integrantes da família que são, talvez, os mais famosos: Libra, Escorpião e Ofiúco - da família zodiacal. 

A coleção tem como objetivo contribuir para a formação de profissionais que atuam em museus, centros de ciências itinerantes e auxiliar educadores em atividades experimentais de astronomia em sala de aula. É direcionada a mediadores, planetaristas, professores e interessados na temática. 

"A Viagem ao Universo em 88 Constelações" integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

 

Leia a publicação na íntegra acessando:  Viagem ao Universo em 88 Constelações - vol.1

Veja também o álbum da coleção Viagem ao Universo em 88 Constelações com ilustrações inéditas do artista Caio Baldi e imagens de representações mitológicas do software do Stellarium, no Flickr do Museu da Vida. Acesse aqui.

 
 

Publicado em 13 de outubro de 2021

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça