Ir para o conteúdo

Por: Renata Bohrer

O Museu da Vida Itinerante convida o público a embarcar em mais uma missão pelo espaço com o 10 volume da série "Os Mensageiros das Estrelas".  A bordo da nave Stellarium, vamos seguir viagem pelo Sistema Solar e muito mais.   Desenvolvido por um grupo de planetaristas do Ciência Móvel, as publicações digitais são gratuitas. 

Você já ouviu falar em cinturão de asteroides? Na obra “ME: Sistema Solar”,  faremos um voo exploratório pelo principal Cinturão de Asteroides e, logo mais, avançaremos em direção a uma misteriosa nuvem localizada nos confins do Sistema Solar. Durante a expedição espacial, veja diferentes corpos celestes e conheça suas particularidades. 

Para além do Sistema Solar, confira as configurações celestes que estampam a obra “ME: Constelações” e saiba como reconhecê-las no céu de sua cidade.   Durante a leitura, veja também as novas ilustrações que compõem o caderno educativo. Essas e outras artes podem ser vistas no álbum "Viagem ao Universo em 88 Constelações", no Flickr do Museu da Vida. Todas disponíveis para download.   Ainda como parte da programação, confira o “Game Asterismo: Libra”. Nele, você terá que ligar os pontos se quiser encontrar no céu o símbolo da justiça. 

A cada capítulo, um novo desafio dá o tom da aventura.  Siga os comandos do navegador chefe e aprenda a usar um software gratuito de astronomia durante as explorações espaciais. Com o Stellarium, saiba como viajar no tempo e no espaço para o sucesso da sua missão. 

As coleções "Os Mensageiros das Estrelas" integram as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

 

Abaixo, todos os links da matéria: 

Mensageiros das Estrelas: Sistema Solar - Volume 10

Mensageiros das Estrelas: Constelações - Volume 10

Viagem ao Universo em 88 Constelações

Game Asterismo: Libra

Stellarium

 

 

Publicado em 04 de agosto de 2021. 

 

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça