Ir para o conteúdo

 

O Museu da Vida Fiocruz apoia a realização da exposição 'Prazer, Sou Zezé', aberta ao público até 28 de março de 2025 na Biblioteca de Manguinhos. A iniciativa homenageia a vida e a obra da atriz Zezé Motta em uma mostra de bordados. A mostra é promovida pelo projeto Linhas da Gamboa e Fio às Cinco em Pontos, com apoio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz).

'Prazer, Sou Zezé' é uma oportunidade única para celebrar a rica herança cultural que Zezé Motta nos deixa e para inspirar novas gerações de criadoras e artistas. Em comemoração ao aniversário de 80 anos da artista em 2024, uma das mais influentes artistas brasileiras, o projeto traz à vida uma exposição única, em que a arte do bordado se une ao legado de uma artista que há décadas transforma o cenário cultural do país. A mostra já passou pelo Muhcab - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira.

A exposição, que é uma verdadeira celebração da vida e obra de Zezé Motta, propõe uma releitura delicada e ao mesmo tempo poderosa de suas criações. O projeto 'Prazer, Sou Zezé' não é apenas uma homenagem, mas também uma plataforma que fortalece o protagonismo feminino na arte e no artesanato. As bordadeiras envolvidas, oriundas de diversas partes do país, são em sua maioria mulheres que, ao longo do processo criativo, exploraram suas próprias vivências e expressaram, por meio do bordado, as diversas nuances da obra de Zezé. O diálogo entre diferentes gerações de mulheres criativas, ressaltando a importância da sororidade e da troca de experiências, também está entre os legados da mostra. 

É esperada ainda uma programação de atividades inspiradas pela exposição, como rodas de conversa, workshops e outras atividades que visam envolver a comunidade e aprofundar a compreensão sobre o impacto de Zezé Motta na cultura brasileira. 

'Prazer, Sou Zezé' ocupa o Hall da Biblioteca de Manguinhos até 28/03. A entrada é gratuita. A visitação acontece de segunda a sexta, das 10h às 16h. O projeto é idealizado por Célia Granhen (Coletivo Linhas da Gamboa), com cenografia de Emily Pirmez (Armazém Cultural das Artes) e design de SimoneLux (Parceria Movimento Metamorfoses).


Museu da Vida Fiocruz indica: Exposição 'Prazer, Sou Zezé'
Quando: até 28 de março de 2025 (de segunda a sexta, das 8h às 16h). Não é necessário agendamento para visitar.
Onde: Hall - Biblioteca de Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ)
Entrada gratuita.

 

Publicado em 4 de fevereiro de 2025.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça