Ir para o conteúdo

Por Teresa Santos

No dia 02 de dezembro (segunda), o Auditório do Museu da Vida Fiocruz recebe o Seminário 'Educação Ambiental e Mudanças Climáticas', das 9h às 12h. O encontro marca o lançamento do projeto 'Educação Ambiental e Popularização da Ciência em territórios de favelas (Maré e Manguinhos)'. O evento é gratuito, presencial, sem necessidade de inscrição prévia e contará com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

A atividade contará com a participação de Tarcísio Motta, deputado federal e professor de história. Alexandre Pessoa, professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e Gisele Moura, coordenadora da Rede Favela Sustentável, também participarão da mesa de debate. A discussão será moderada por Alessandro Batista, coordenador do Serviço de Educação do Museu.

O encontro é voltado para estudantes, professores, ativistas de movimentos sociais e demais interessados em discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas em territórios de favelas, a partir da educação ambiental e da popularização da ciência.

O Seminário 'Educação Ambiental e Mudanças Climáticas' faz parte das ações comemorativas dos 25 anos do Museu da Vida Fiocruz. O evento é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Palestrantes:

Alexandre Pessoa
Professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), doutor em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e coordenador do GT Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). 

 

Gisele Moura
Cientista e técnica ambiental preta e periférica, traz mais de 13 anos de experiência que incluem educação ambiental na gestão pública, multinacionais e terceiro setor. Natural de Cajamar (SP) e formada pela UFF, onde cofundou o Núcleo Preto, coordena a Rede Favela Sustentável pela Comunidades Catalisadoras, apoiando e ampliando tecnologias sociais e soluções reais que combatem as mudanças climáticas e promovem a susstentabilidade e a resiliencia socioambiental nas favelas do Rio de Janeiro.

 

Tarcísio Motta
É professor, filho de operários e pai de três filhos. Entrou na política porque sabe que só a luta muda a vida. Foi o vereador mais votado do Rio de Janeiro (Psol-RJ). Presidiu como vereador a CPI das Enchentes na cidade do Rio de Janeiro. É deputado federal desde 2022 e defender a educação pública é seu compromisso de vida.

 

Serviço:

Seminário ‘Educação Ambiental e Mudanças Climáticas’
Quando: 02/12 (segunda), das 9h às 12h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade recomendada: acima dos 14 anos

 

Publicado em 25 de novembro de 2024.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça