Por Renata Bohrer
Interação, diversão e muita troca de informação! Assim a ação do Ciência Móvel no Ciep Almir Bomfim de Andrade, em Vila Valqueire, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A programação gratuita aconteceu nos dias 6 e 7 de novembro e atendeu mais de 500 alunos.
Ao longo dos dois dias de atividades, os estudantes puderam observar e experimentar os diversos equipamentos do museu itinerante. A programação educativa contou com variados modelos anatômicos do corpo humano, uma bancada de microscopia sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, sessões de astronomia e muito mais!
Teve a exposição ‘Rios Brasileiros’, que reúne obras do artista plástico Rodrigo Andriàn e aborda temáticas como sustentabilidade e preservação de corpos hídricos. Os estudantes também puderam se divertir com o espetáculo circense do Coletivo Nopok e assistir curtas-metragens do Festival de Filmes de Ciência / Science Film Festival – Brasil (SFF) em parceria com o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes.
“Achei uma ação muito legal. Infelizmente ainda não temos como levar todos os alunos ao Museu da Vida como gostaríamos e, ter a possibilidade de receber na escola o Ciência Móvel é muito interessante.” - disse a professora Zelma Candido.
Incorporadas ao ambiente escolar, as atrações do museu itinerante foram apresentadas durante a 1a edição da Feira de Ciências e Tecnologia da instituição. Professor de ciências, tecnologias e robótica do Ciep e, também, mediador do Ciência Móvel André Fernandes falou da importância da ação:
“Acredito na proposta de levar a ciência para diferentes territórios com intuito de promover a inclusão social e poder articular a presença do Ciência Móvel no evento foi gratificante para mim. Os alunos ficaram encantados com os insetos, os modelos do corpo humano e com a microscopia. O museu itinerante contribuiu muito para o sucesso da feira de ciências.”
O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da Região Sudeste por meio do projeto Arte e Ciência sobre Rodas.
O Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós é uma realização do Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e Folguedo. Tem patrocínio de IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Fotos: Eduardo Santos
Publicado em 11 de novembro de 2024.