Por Elisa Rios e Julianne Gouveia
A peça ‘Cidadela’ está de volta ao palco do Museu da Vida Fiocruz com apresentações nos meses de novembro e dezembro. Com um novo elenco, mas sempre promovendo a reflexão sobre papeis de gênero e raça em nossa sociedade, o espetáculo terá sessões gratuitas na Tenda da Ciência Virgínia Schall (campus Fiocruz Manguinhos).
‘Cidadela’ retorna para uma nova temporada também com três novas atrizes no elenco, composto por mulheres negras cis e trans: Lux Nègre, Pâmella Bastos e Vanu Rodrigues. Loullys Maranhão também integra o quarteto de protagonistas desde a estreia, em 2019. A direção é de Letícia Guimarães e roteiro de Rafael Souza-Ribeiro.
A trama da peça fala sobre a vida de um grupo de mulheres da cidade de Vem Quem Quer, um lugar onde a voz e os saberes femininos são ignorados pelos homens, que detêm o poder em todas as instâncias. O silenciamento delas é literal: elas só podem falar longe da presença dos homens. “A lei do silêncio, mais ou menos simbólica, pode se fazer presente todos os dias nas nossas vidas. A violência e o machismo estão arraigados na sociedade, e é difícil de combater, mas o espetáculo ajuda”, conta Guimarães.
Assim como vemos o apagamento de figuras femininas ao longo da história, as produções de saberes das personagens de ‘Cidadela’ sempre são creditadas aos homens. Tudo isso resulta em uma relação de união e resistência entre as personagens, que se desenrola numa jornada cheia de nuances, questionamentos e empatia a partir da reflexão sobre a força e a irmandade femininas. Este, inclusive, foi o ponto de partida para a criação da peça. “O espetáculo foi inspirado pelo assassinato da vereadora Marielle Franco (em 2018), numa necessidade de falar sobre a união das mulheres, a força desta união e a semente de Marielle”, explica a diretora.
‘Cidadela’ vai ser apresentada ao público em duas sessões às sextas-feiras (08/11, 22/11, 29/11, 06/12 e 13/12), sempre às 10h30 e às 13h30. O espetáculo terá ainda duas sessões em sábados (09/11 e 07/12), às 11h. Os interessados em assistir devem pegar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
A nova temporada do espetáculo 'Cidadela' é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Cidadela – Nova temporada
Quando: sessões às sextas-feiras (08/11, 22/11, 29/11, 06/12 e 13/12), 10h30 e 13h30, e sábados (09/11 e 07/12), 11h
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ)
Espetáculo gratuito, com distribuição de 120 senhas por sessão no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Publicado em 30 de outubro de 2024.