Por Renata Bohrer
Um espaço dinâmico de troca e construção de saberes. Assim é o Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas, unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, que acaba de completar 18 anos de estrada.
Fundado oficialmente no dia 6 de outubro de 2006, o Ciência Móvel nasce com o intuito de fazer circular o conhecimento científico de uma forma mais acessível, conectando diferentes campos de pesquisas aos mais diversos públicos. Em consonância com a sua missão, ele surge no cenário científico como um museu itinerante que viaja em uma carreta, levando exposições, aparatos interativos, jogos, multimídias e intervenções artísticas a municípios da Região Sudeste.
Chefe do Museu da Vida Fiocruz, Ana Carolina Gonzalez relembra com orgulho o início do Ciência Móvel. “Comemoramos os 18 anos de uma das decisões mais sábias tomadas pelo Museu de Vida, Casa de Oswaldo Cruz e Fiocruz: a decisão de reunir pessoas e recursos financeiros para a criação de um museu itinerante de ciências!”
Para além dos muros da Fiocruz...
Historicamente, a primeira apresentação ao público ocorreu na 3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Nova Iguaçu/RJ, entre os dias 16 e 23 de outubro. De lá para cá, o museu itinerante já percorreu mais de 100 mil quilômetros, realizando mais de 200 viagens e passando por mais de 100 municípios brasileiros. Em abril de 2024, o Ciência Móvel festejou ainda a marca de 1 milhão de visitantes atendidos desde a sua criação na quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, RJ.
Com quase duas décadas de existência, o museu itinerante tornou-se um modelo de comunicação pública da ciência. “O Ciência Móvel é uma iniciativa de referência no campo da divulgação e popularização da ciência, reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu trabalho de ampliar as fronteiras da instituição, unindo ciência, cultura, saúde e educação com um olhar para o desenvolvimento social.", afirma Ana.
Para o presidente da Fiocruz Mário Moreira, o Ciência Móvel é um importante instrumento de inclusão social: “É sem dúvida nenhuma uma ferramenta poderosíssima, que leva a ciência e cultura para populações, sobretudo, aquelas sob condições de vulnerabilidade. Que os próximos anos sejam muito mais vigorosos para que toda a sociedade brasileira possa se beneficiar.”
Coordenadora do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, Marta Fabíola Mayrink revela que o museu itinerante busca priorizar regiões afastadas dos grandes centros. "O objetivo do Ciência Móvel é ir onde está o público. É chegar em municípios com baixos recursos e sem acesso a equipamentos culturais."
O futuro do museu itinerante
Movido também pelas novas tecnologias, o Ciência Móvel sempre buscou um atendimento mais inclusivo de tal forma que vem aprimorando as ações de acessibilidade em suas atividades. “Estamos ampliando os recursos de acessibilidade em nossos módulos temáticos. "Desenvolvemos placas táteis para as atividades de astronomia e estamos produzindo vídeos com libras e audiodescrição para as exposições", conta Fabíola.
Ainda de acordo com a coordenadora do Serviço de Itinerância, o museu itinerante também segue atuante no ambiente virtual. “Além de levarmos a carreta para municípios da Região Sudeste, procuramos também atingir o público mais amplo através das exposições virtualizadas e de outros materiais digitais.”
Vale lembrar que, com a interrupção das viagens durante o período da pandemia de Covid-19 entre março de 2020 e maio de 2022, o museu itinerante passou a circular com mais frequências por vias virtuais, oferecendo ao público vários conteúdos educativos e interativos. São produções artísticas e literárias, jogos, entre outros. Todas as produções encontram-se disponíveis gratuitamente no site e redes sociais do Museu da Vida Fiocruz. É o caso das coleções astronômicas ‘Os Mensageiros das Estrelas’ e ‘Culturas Estelares’.
Contando história enquanto ela acontece...
Em plena comemoração pelos 18 anos, o Ciência Móvel está neste momento em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, para mais uma ação pela SNCT Fiocruz. Com uma vasta programação, o público poderá conferir as atrações gratuitas do museu itinerante entre os dias 9 e 12 de outubro no Sesc Nova Friburgo. Mais informações aqui.
Publicado em 9 de outubro de 2024.