Com diversas atrações que combinam ciência, arte e cultura, nossa programação é ideal para toda a família. As atividades são projetadas para estimular a curiosidade e o aprendizado, promovendo um ambiente interativo e divertido. Em outubro, destacamos eventos especiais como o Dia das Crianças no Museu da Vida, a Trilha Científica Oswaldo Cruz e atividades do universo da ecologia e biodiversidade.
Importante!
Lembre-se: algumas atividades possuem limitações de vagas, com distribuição reduzida de senhas e estão sujeitas à lotação. Para garantir sua participação, chegue cedo!
Destaques:
Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz
Quando: 05/10 (sábado), das 10h às 16h
Onde: diversos espaços
Idade recomendada: livre
Venha comemorar o Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz em uma festa repleta de atrações que unem ciência, educação, arte e cultura. Haverá diversas atividades, entre elas, contação de história, teatro, oficinas de pipas, aerogami, tinta invisível, exposições e muito mais. Confira aqui a programação completa.
Trilha Científica Oswaldo Cruz
Quando: 12/10 (sábado), às 10h10 e às 15h
Onde: saída do Centro de Recepção
Idade recomendada: a partir dos 8 anos
A Trilha Científica é uma caminhada pelo campus da Fiocruz que apresenta elementos como sementes e árvores que fazem parte do patrimônio ambiental e local. Você já viu um sabonete de soldado? Já cheirou um Chichá fedorento? Aqui, o visitante conhece diversas espécies de plantas e pode descobrir várias curiosidades sobre elas! Tem a oportunidade ainda de refazer os passos de importantes cientistas que, no início do século 20, desciam na estação de trem do Amorim (atual Estação de Manguinhos) e andavam até o Castelo Mourisco, onde ficava os laboratórios.
Praticando Ecologia (Unirio)
Quando: 12/10 (sábado), às 11h e às 14h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 8 anos
Nesta atividade vamos conversar sobre como se comportam populações de alguns animais do Cerrado - capivaras e onças - e como o acesso à água disponível no ambiente, influencia no crescimento e reprodução dessas populações de forma dinâmica. Esse é um jogo para iniciar crianças, jovens e famílias no pensamento ecológico que embasa diversos estudos científicos de manejo de áreas naturais. É ainda uma forma de começar a pensar sobre a importância de cada elemento da natureza no equilíbrio dinâmico e delicado que determina a saúde dos ecossistemas.
Quintal Mágico
Quando: 12/10 (sábado), às 11h
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: livre
O Quintal Mágico, um grupo de músicas populares e folclóricas, convida crianças para brincar, dançar e cantar baião, carimbó, cirandas e cantigas infantis.
Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Quando: 12/10 (sábado), às 11h30 e às 14h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - Língua Brasileira de Sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024
Quando: 15 a 19/10
Onde: diversos espaços
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz tem como tema os biomas do Brasil. Venha debater ciência e tecnologia em prol da preservação e do manejo sustentável das áreas naturais a partir de peças de teatro, oficinas, feira de ciências e muito mais. Em breve, mais informações.
Seminário: Participação e Saúde - Um Olhar Periférico
Encontro I - 'Fibromialgia: a luta pela garantia de direitos'
Quando: 25/10 (sexta), das 14h às 16h
Onde: Sala de Vídeo no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Com Matheus Oliveira (UFF e PPGICS/ICICT/Fiocruz), Miguel de Oliveira (Museu da Vida Fiocruz), Kaká Freitas (AFAPNit) e Camila Pires (RJ Fibromialgia)
Organizado pelo Museu da Vida Fiocruz, em parceria com o Coletivo Experimentalismo Brabo, o seminário busca promover a interlocução entre diferentes vozes que pensam e constroem a participação social. O primeiro encontro abordará os desafios enfrentados por pessoas com fibromialgia, com um foco especial nas áreas periféricas, onde o acesso a tratamentos e informações sobre a doença é escasso. A AFAPNit (Associação de Fibromiálgicos e Amigos de Niterói), o grupo RJ Fibromialgia e outras organizações têm desempenhado um papel crucial na mobilização em torno dos direitos de saúde e tratamentos, mostrando como a organização comunitária pode ser um modelo para fortalecer iniciativas de saúde no SUS.
Aedes no Palito
Quando: 26/10 (sábado), às 10h30, 13h30 e 15h
Onde: Castelo - Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ (Sala 308)
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Esta atividade, que explora habilidades manuais e artesanais, propõe aos visitantes a produção de um modelo didático de papel que possibilita a identificação de características anatômicas do mosquito Aedes aegypti.
Visita ao Castelo Mourisco + Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, o visitante vai conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20. Vai visitar também a exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’, que apresenta no terceiro andar do Castelo o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Borboletário
Quando: terças e quintas (9h, 10h30, 13h30, 15h) e sábados (das 10h às 16h, com última entrada às 15h40)
Onde: Borboletário
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por três espécies de borboletas: a Ascia Monuste (a toda branca, conhecida como borboleta da couve), Anteos Menippe (conhecida como ponta de laranja) e a Dryas Iulia (laranja). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
TEATRO:
Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
É o Fim da Picada!
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
EXPOSIÇÕES:
Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ apresenta no terceiro andar do Castelo da Fiocruz o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (das 10h às 16h)
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis’ apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.
DEMAIS ATIVIDADES:
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Você também irá conhecer a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (das 10h às 16h)
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).
ATIVIDADES EXTRAMUROS
SNCT FIOCRUZ 2024: Ciência Móvel em Nova Friburgo (RJ )
Quando: 9 a 12 de outubro
Horários: dia 9/10 - turnos da manhã e tarde (das 9h às 12h e das 13:30 às 16h)
Dias 10/10 e 11/10 - turnos da manhã, tarde e noite (das 9h às 12h, das 13h30 às 16h e das 18h as 20h)
Dia 12/10 - turno da manhã (das 9h às 12h)
Onde: Sesc de Nova Friburgo (Av. Pres. Costa e Silva, 231 - Centro, Nova Friburgo – RJ)
Idade livre
Entrada gratuita
Ente os dias 9 e 12 de outubro, o Ciência Móvel estará no Sesc de Nova Friburgo com diversas atrações para todos os públicos. No roteiro, planetário, aparatos científicos, bancada de microscopia, entre outras atividades. O evento integra a 21a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e é uma realização do Ciência Móvel, do Museu da Vida Fiocruz, em parceria com o Sesc Nova Friburgo. Mais informações em SNCT Fiocruz 2024: Ciência Móvel fará ação em cidade serrana do Rio.
Exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil” - (Jacarepaguá -RJ)
Quando: De 20 a 24 de outubro, das 8h às 17h
Onde: Clube Olímpico de Jacarepaguá (Estrada dos Três Rios, 146 - Freguesia (Jacarepaguá), Rio de Janeiro - RJ)
Entrada gratuita
A exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, do Museu da Vida Fiocruz, está no Clube Olímpico de Jacarepaguá, em Freguesia/RJ, para um evento social em prol do Outubro Rosa. Com uma linguagem acessível, a mostra reúne 21 painéis e aborda aspectos históricos, médicos e culturais sobre as mamas femininas, com foco especial no câncer e nas ações para o seu controle no Brasil. Mais informações aqui.
Exposição 'Vacinas!’ - (Botafogo, RJ)
Quando: De terça a sexta, das 09h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h. O agendamento para escolas e grupos acima de 8 pessoas pode ser feito aqui.
Onde: Casa da Ciência/ UFRJ (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ)
Idade livre
Entrada gratuita
O que são as vacinas e o que elas têm a ver com nossas vidas? De onde elas vieram, qual o processo para fabricar uma e quem são os profissionais envolvidos nesses processos? Tudo isso e muito mais, você confere na exposição VACINA! do Museu da Vida Fiocruz, que está em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ! Para saber mais detalhes sobre visitação, acesse aqui.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893
* Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, saiba mais aqui.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Exposição Aedes: Que mosquito é esse?
Quando: Informações em breve
Onde: Aeroporto Santos Dumont (Pça. Sen. Salgado Filho S/N, Rio de Janeiro)
O público pode conferir uma versão compacta da exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’. Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com aborda diferentes aspectos do Aedes aegypti e chama a atenção para os cuidados com os focos do mosquito.
Exposição ‘Aventura do Corpo Humano
Quando: A partir do dia 8 de outubro. De terça a domingo, das 10h às 17h.
Onde: Museu do Universo, no Planetário do Rio (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, RJ)
Idade: livre
Entrada: As visitas são gratuitas somente às terças. Já nos demais dias - quartas, quintas, sextas, sábados e domingos -, o ingresso custa R$ 10,00 (meia)/ R$ 20, 00 (inteira) e podem ser adquiridos pelo site planeta.rio ou na bilheteria do museu. Para agendamentos de visitas escolares ou em grupo, é necessário enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Composta por painéis e diversos aparatos interativos, a mostra oferece aos visitantes uma viagem divertida e instigante pelo interior do corpo humano. Durante o percurso expositivo, o público poderá manipular réplicas de órgãos humanos e ver como essas estruturas se organizam dentro de nós, comparar a fisiologia humana com alguns animais e muito mais. Mais informação em breve no site https://www.museudavida.fiocruz.br