Por Renata Bohrer
No dia 24 de setembro, o caminhão do Ciência Móvel estacionou na porta da Escola Municipal Alba Canizares do Nascimento, em Inhoaíba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, com várias atrações educativas. Durante a ação, os estudantes e professores tiveram acesso a um roteiro interativo que engloba conceitos científicos e prática. Ao todo, foram 350 pessoas contempladas.
‘Nós, funcionários e alunos, gostamos muito da visita do Ciência Móvel. Os profissionais foram muito gentis no atendimento.’ - disse a coordenadora pedagógica Djenane Moreira
Os alunos puderam conferir várias atividades do museu itinerante na quadra esportiva da escola. Na programação, a exposição 'Rios Brasileitos', 'Jogo da Vacina', bancada de microscopia sobre o Aedes aegypti, observação de caixas entomológicas com lupas, entre outras atividades.
Um dos grandes destaques foi o módulo temático ‘Por Dentro de Nós’, que aborda o funcionamento do corpo humano e suas interações por meio de um conjunto de modelos anatômicos. Os alunos tiveram a oportunidade de ver e manusear diversas réplicas de órgãos humanos: orelha, coração, pulmão, torso, fetos em diferentes estágios e mais.
Segundo Djenane, uma das bancadas que mais chamou a atenção foi a dos aparelhos reprodutores masculino e feminino. ‘Nossos alunos são adolescentes e muito curiosos com assuntos relacionados à sexualidade.’
Única atividade apresentada em sala de aula, a sessão de astronomia foi conduzida pelos mediadores planetaristas Ana Carolina Pitta e Jackson Farias por meio de um um software astronômico chamado Stellarium. Durante a apresentação, os estudantes visualizaram imagens projetadas de planetas e conheceram um pouco sobre as constelações do céu Tupi-Guarani (confira a coleção astronômica Culturas Estelares). "Falamos sobre como diferentes povos observam o céu e fazem uso desse conhecimento para as suas práticas no cotidiano.' - disse Ana
O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da Região Sudeste por meio do projeto Arte e Ciência sobre Rodas.
O Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós é uma realização do Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e Folguedo. Tem patrocínio de IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Fotos Eduardo Santos
Publicado em 27 de setembro de 2024.