Por Renata Bohrer
Nos dias 17 e 18 de setembro, o CIEP Compositor Donga, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, recebeu a visita do Ciência Móvel. A ação inteiramente gratuita contemplou mais de 800 alunos do ensino fundamental, que tiveram acesso a diversas atividades do museu itinerante.
A programação contou com a exposição ‘Rios Brasileiros’, sessão de planetário, atividade de microscopia sobre o mosquito Aedes aegypti, observação de caixas entomológicas com lupas, modelos anatômicos do corpo humano e muito mais.
Sucesso entre a criançada, a contadora de histórias ‘Cookie’, personagem interpretada pela física e atriz Carine Canopus, narrou a vida de um animal bioindicador: “Filó é um inseto aquático que ajuda no estudo da qualidade das águas”. Durante a atividade, os alunos foram envolvidos em um instigante jogo teatral com temáticas relacionadas à poluição hídrica. “Conversamos sobre os malefícios dos plásticos nas águas, por exemplo”, disse Carine. Modelos de peixes e insetos aquáticos confeccionados em tecido, desenvolvidos pela Dra. Neusa Hamada e criados pela artista Madalena Hamada, fizeram parte da dinâmica.
Teve também apresentação do Coletivo Nopok. A dupla circense, formada pelos artistas Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, arrancou gargalhadas e surpreendeu a plateia com um show que combina humor, música e número de malabares.
Segundo a coordenadora pedagógica Josiane Cescon, a ação do Ciência Móvel conseguiu alcançar todos os alunos em diferentes níveis de conhecimento. "Foi incrível! Foi a primeira ação na escola que atingiu todas as etapas de ensino, do infantil ao fundamental I e II. Os alunos ficaram maravilhados também com os microscópios e a palestra de astronomia. Essa saída do micro para o macro trouxe uma perspectiva bem diferente sobre a ciência. Tenho certeza de que vocês deixaram muitas sementinhas boas por aqui.” E finaliza: "Tem aluno até já falando que quer ser astronauta!".
O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da Região Sudeste por meio do projeto Arte e Ciência sobre Rodas.
O Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós é uma realização do Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e Folguedo. Tem patrocínio de IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Fotos: Eduardo Santos
Publicado em 20 de setembro de 2024.