Prepare-se para um mês de descobertas, aprendizado e diversão no Museu da Vida Fiocruz! Agosto chegou e com ele uma programação imperdível por aqui! Preparamos uma agenda repleta de atividades para todas as idades. Esperamos você para fazer parte dessa experiência única!
Que tal mergulhar no universo encantador das borboletas no nosso Borboletário? Nosso espaço está reaberto e com atividades regulares! Programe sua visita! Você também vai poder participar de diversas atividades educativas, como o jogo educativo sobre saúde bucal 'Vamos Escovar os Dentes?', e também conhecer o Fibrão, um cobertor inovador que ensina sobre fibromialgia de uma forma lúdica e informativa!
Para os interessados em ciência e cultura, o Seminário 'ConversAções para TransFormar: Museu da Vida 25 Anos' encerra suas atividades com duas palestras sobre museologia LGBTQIAPN+ e saberes ancestrais. Em agosto, também está programado o Fiocruz Pra Você, um grande evento que une vacinação e atividades culturais. Fique atento!
Além das atividades especiais, o Museu da Vida Fiocruz oferece em agosto uma variedade de experiências educativas e interativas. Explore as exposições permanentes, como 'Vida e Saúde: Relações (In)visíveis' e 'Aedes: Que Mosquito É Esse?', e participe das visitas mediadas ao Castelo Mourisco!
Aproveite para visitar a Lojinha do Museu, adquirir nossos produtos oficiais e ajudar o Museu da Vida Fiocruz a financiar seus projetos!
Ah! Baixe nosso aplicativo para melhorar sua experiência de visitação! Disponível para Android e iOS.
Lembramos que o Museu da Vida Fiocruz está aberto ao público de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h. A entrada é gratuita. Não é necessário agendar para visitar. Essa regra só muda para grupos com mais de dez pessoas, que devem fazer agendamento pelo telefone (21) 3865-2128 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A programação mensal de atividades é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Importante!
O Museu da Vida Fiocruz estará fechado ao público nos dias 01, 07, 08, 13, 14, 15, 20 e 21/08 devido à paralisação dos trabalhadores da Fundação.
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
Eventos:
Borboletário
Quando: sábado, das 10h às 16h
Onde: Borboletário
Idade: livre
O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por duas espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
Memória de Manguinhos em Cordel
Quando: quintas (a partir de 08/08), às 10h30, 13h e 15h
Onde: Anfiteatro
Idade: A partir de 8 anos
'Memória de Manguinhos em Cordel' é uma série de folhetos que narram histórias de atores culturais de Manguinhos, zona norte do Rio de Janeiro, e suas trajetórias. A importância da arte e da cultura popular na construção da identidade e memória coletiva das comunidades periféricas é abordada de forma dialógica. Valorizando a história e a memória das pessoas e lugares da região, o evento também aborda a luta contra a desigualdade social e econômica, além da relação entre cultura, saúde e território. O grupo cultural responsável pela publicação dos folhetos, Experimentalismo Brabo, traz artistas convidados, como Celeste Estrela e Iguinho Imperador, para participar do evento. Haverá uma roda de conversa sobre os temas abordados.
Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares
Quando: 10 de agosto, das 9h às 16h
Onde: Sala de Aula do Museu da Vida Fiocruz
Este treinamento para profissionais de comunicação de favelas e periferias do Rio e região metropolitana busca sensibilizar os participantes sobre a importância de cobrir ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia. Atenção! O evento é exclusivo para candidatos previamente selecionados.
Vamos Escovar os Dentes?
Quando: sábado (10/08), 11h e 14h
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 9 anos
'Vamos escovar os dentes?' é um jogo colaborativo que representa uma trilha onde a criança é uma das peças. Contém informações sobre os hábitos e cuidados necessários para saúde bucal.
Seminário ConversAções para TransFormar: Museu da Vida 25 Anos
Quando: segundas (12/08 e 19/08), às 9h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: livre
Parte integrante das comemorações pelos 25 anos de fundação do Museu da Vida Fiocruz, o Seminário discute temas de grande relevância no campo museal, refletindo sobre o que desejamos para o futuro dos nossos museus, com a participação de grandes pensadores. As seis palestras tratam de diversos assuntos, entre eles, direitos humanos, ciência e saúde, racismo em espaços culturais, museologia LGBTQIAPN+ e muito mais. Os encontros contarão com intérpretes de Libras e serão transmitidos ao vivo pelo nosso canal do YouTube. As duas últimas palestras têm como convidadas Leila Antero, Rita Colaço-Rodrigues e Sandra Benites. Confira a programação completa.
Fiocruz Pra Você
Quando: sábado (17/08), das 8h às 17h
Onde: diversos espaços
Idade: livre
Realizado desde 1994 pela Fundação Oswaldo Cruz, o Fiocruz Pra Você oferece gratuitamente vacinação contra diversas doenças, além de dezenas de atividades culturais, de divulgação científica e promoção da saúde. O Museu da Vida Fiocruz vai oferecer diversas ações. Confira a programação completa.
Descobrindo o Fibrão
Quando: 22/08 (quinta) 9h30, 11h30 e 13h30
Onde: Anfiteatro
Faixa etária: A partir de 8 anos
Descubra o Fibrão! Um cobertor especial criado pela Associação dos Fibromiálgicos, Amigos e Parentes de Niterói para ensinar crianças sobre a fibromialgia de uma forma única e divertida. O Fibrão é como um abraço pesado que ajuda a entender os desconfortos enfrentados por quem tem fibromialgia. Acompanhe também a declamação de um folheto de cordel que, em poesia, desmistifica a fibromialgia e inspira a solidariedade. Venha aprender de maneira lúdica e derrubar os estigmas da síndrome!
Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Dia: 24/08, 11h30 e 14h30
Local: Castelo
Idade: a partir dos 5 anos
Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - Língua Brasileira de Sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.
Encontro com Professores
Quando: quinta-feira (29/08), das 9h às 12h
Onde: Centro de Recepção (ponto de encontro)
Formulário de inscrição disponível aqui.
Meninas e Mulheres na Ciência com Ellen Grace e Rafa Reis
Quando: sábado (31/08), 10h30 e 11h30
Onde: Centro de Recepção
Idade: a partir dos 5 anos
Baseada no livro “Histórias para inspirar futuras cientistas”, esta atividade convida os visitantes do Museu da Vida Fiocruz a testar seus conhecimentos sobre importantes mulheres da ciência, com jogos poéticos e interativos numa divertida roda lúdica de troca de aprendizagem.
Caçadores do mistério da Cavalariça
Quando: sábado (31/08), 10h50 e 14h30
Onde: Castelo
Idade: a partir dos 5 anos
Você gosta de aventura, mistério e história? Então, venha participar da atividade “Os caçadores do mistério da Cavalariça”, uma experiência única que vai desafiar suas habilidades de investigação e raciocínio! Nessa atividade, você vai se juntar a um grupo de caçadores que irá explorar a Cavalariça, um antigo estábulo onde ficavam os cavalos utilizados na produção do soro da peste bubônica.
Atividades educativas:
Câmara Escura
Quando: de terça a sexta, às 9h e 13h30
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos
Nesta atividade, o visitante terá a oportunidade de explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona. Ah, também vai poder se divertir com as sombras coloridas!
Há Vida na Gota d’Água?
Quando: de terça a sexta, às 9h e 13h30
Idade: a partir dos 5 anos
Através de um microscópio, o visitante será convidado a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecerá uma parcela do mundo microscópico em uma gota d’água.
Bancada de Pasteur
Quando: de terça a sexta, 10h30 e 15h
Idade: a partir dos 5 anos
Esta atividade educativa estimula a curiosidade das crianças por meio de experimentos de química, que utilizam, entre outros, balões, ácidos e velas para discutir o tema de forma acessível e divertida.
Teatro:
Paracelso, O Fenomenal
Quando: quinta e sexta (01 e 02/08), 10h30 e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir dos 7 anos
Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
É o Fim da Picada!
Quando: terças, quartas e quintas (a partir de 06/08), 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya. A peça ocorre no espaço teatral Tenda da Ciência Virgínia Schall, com capacidade de 120 lugares.
Visitas:
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sexta (saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábado (saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Você também irá conhecer a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Visita ao Castelo Mourisco + Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’
Quando: de terça a sexta (saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábado (saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20. Vai visitar também a exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’, que apresenta no terceiro andar do Castelo o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Idade: a partir dos 5 anos
Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida.
Borboletário + Trilha Científica Oswaldo Cruz
Quando: terças e quintas (a partir de 16/08), 9h e 13h30
Onde: Borboletário
Idade: livre
Nesta dupla imbatível de atividades, o visitante poderá visitar o Borboletário e a Trilha Científica Oswaldo Cruz.
O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por duas espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
Já a Trilha Científica é uma caminhada pelo campus da Fiocruz que apresenta elementos como sementes e árvores que fazem parte do patrimônio ambiental e local. Você já viu um sabonete de soldado? Já cheirou um Chichá fedorento? Aqui, o visitante conhece diversas espécies de plantas e pode descobrir várias curiosidades sobre elas! Tem a oportunidade ainda de refazer os passos de importantes cientistas que, no início do século 20, desciam na estação de trem do Amorim (atual Estação de Manguinhos) e andavam até o Castelo Mourisco, onde ficavam os laboratórios.
Exposições:
Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sexta (saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábado (saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Castelo da Fiocruz
Idade: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ apresenta no terceiro andar do Castelo da Fiocruz o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Cavalariça
Idade: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.
Parques por Um Fio - Pelas Linhas da Preservação
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Foyer
Encantadas pela beleza da série documental 'Parques do Brasil', realizada pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz em parceria com a EBC e o ICMBio, o grupo Linhas da Gamboa fez uma chamada a bordadeiras e bordadeiros de todo o Brasil para que expressem sua arte representando elementos que aparecem na série através do bordado. O resultado está na fauna e na flora e nas paisagens dos Parques Nacionais que são retratados por meio de 80 bordados delicados, que formam um belo acervo em defesa do meio ambiente.
Atividades extramuros:
Museu da Vida Fiocruz por aí: Atividades extramuros
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h) Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Foto: Vitor Vogel
Publicado em 2 de agosto de 2024.