Por Teresa Santos

O Museu da Vida Fiocruz acaba de lançar a plataforma ‘Pelos Caminhos do SUS’. Acesse aqui e mergulhe nessa experiência virtual que convida à reflexão sobre a importância do processo democrático e participativo na construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)!

A plataforma ‘Pelos Caminhos do SUS’ é uma versão digital da exposição de mesmo nome, que ficou em cartaz em 2015 no Salão de Exposições Temporárias. Ela também possui uma versão itinerante que pode ser solicitada pelo site do museu. A nova plataforma digital é responsiva, isto é, pode ser acessada por diferentes dispositivos, adaptando-se tanto ao celular quanto ao computador e tablet. Além disso, foi desenvolvida para ter compatibilidade com ferramentas de acessibilidade.

Linguagem da rua é um dos elementos marcantes

Segundo Letícia Rumjanek, coordenadora do Serviço de Design e Produtos de Divulgação Científica (SDPDC) do Museu da Vida Fiocruz, a exposição traz a linguagem da rua. "Trouxemos essa ideia de um espaço em construção, que é ocupado pelas pessoas, o que faz uma analogia com o SUS. Isto porque o SUS também precisa de participação social para existir, para permanecer existindo e para que não haja perda de direitos por parte da população", ressalta, lembrando que o projeto foi pensado para dialogar principalmente com o público adolescente e jovem.

A designer explica que, embora a plataforma não traga uma virtualização completa da exposição física, a versão digital também trabalha com a linguagem da rua e traz peças marcantes da mostra, tal como a animação 'Um Desenho sobre o SUS' e os jogos 'Time da Saúde' e 'Árvore da Saúde'. Estes últimos podem ser baixados e montados pelo usuário em casa ou em sala de aula. E tudo isso imerso em um ambiente instigante, que retrata grafites encontrados em muros de centros urbanos brasileiros, tijolos e outros elementos de cidades ocupadas.

A exposição ‘Pelos Caminhos do SUS’ foi fruto de uma colaboração entre a Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ela foi desenvolvida pelo Museu da Vida Fiocruz em parceria com pesquisadores do Observatório História e Saúde, vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Publicado em 16 de julho de 2024