Por Renata Bohrer
Com quadra lotada, o Ciência Móvel encerrou a ação em Itaperuna (RJ) com um total de 4.675 visitantes atendidos. O evento gratuito, que aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho, contou com a participação de estudantes de diversas escolas da região e também do público em geral.
Foram quatro dias de intensa atividade no Centro Poliesportivo Itaperuna. Os visitantes tiveram acesso a uma vasta programação dos módulos temáticos do museu itinerante como os equipamentos interativos Alavanca, Roldanas e Pilha Humana. Todos puderam manusear variados modelos anatômicos do corpo humano e observar, com o auxílio de lupas, uma coleção entomológica de diferentes espécies de insetos.
Um dos destaques da programação foi o planetário - um projetor digital que simula o céu. Dentro de uma sala, os visitantes foram levados a explorar o universo em sua amplitude. Durante as sessões, o público aprendeu mais sobre fenômenos astronômicos, como reconhecer objetos celestes a olho nu e descobriu diversas maneiras de interpretar o céu a partir da cultura de diferentes povos.
Este evento foi uma realização do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaperuna por meio da Secretária Municipal de Educação.
Fotos: Mário Barbosa
Publicação em 20 de junho de 2024.