Por Renata Bohrer
No último domingo, dia 09/06, o Ciência Móvel esteve presente na Quinta da Boa Vista/RJ com atividades educativas para toda a família. A programação gratuita fez parte da ação comemorativa pelos 206 anos do Museu Nacional/UFRJ e contou com diversas instituições científicas.
Instalado na Tenda Científica, o Ciência Móvel levou o público a refletir sobre as diferentes fases da gestação de uma mulher a partir de um conjunto de modelos anatômicos de feto. Ainda como parte da programação, o público pôde observar um mosquito real do Aedes aegypti pelas lentes de um microscópio e ainda conferir espécies de percevejo barbeiro por meio de lupas . Foram exibidos também modelos táteis os insetos. Ao final das atividades, todos eram presenteados com a cartilha “Barbeiros: transmissores da doença de Chagas', desenvolvida pela equipe do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Baixe gratuitamente aqui.
Mãe dos gêmeos Maitê e Theo, de 2 anos, a nutricionista da Fiocruz Wanessa Natividade acredita que eventos científicos são importantes para o desenvolvimento das crianças.
“É sempre muito gratificante trazer os meus filhos para atividades ao ar livre que promovem não somente a integração com a ciência, mas também com o meio ambiente. Acho importante esse tipo de evento porque as crianças são despertadas não somente na questão do ensino pelo mundo dos livros, mas pela integração. Acredito que essas dinâmicas fortalecem o lúdico, o imaginário e facilita o aprendizado. Elas aprendem brincando.”
O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da Região Sudeste por meio do projeto Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós.
O Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós é uma realização do Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e Folguedo. Tem patrocínio de IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Fotos Renata Bohrer
Publicado em 13 de junho de 2024.