Por Teresa Santos

Plano Museológico foi lançado durante reunião geral realizada no início de junho de 2024 no MVF. Da esquerda para direita: Ana Carolina Gonzalez, Diego Vaz Bevilaqua, Tereza Costa e Heliton Barros. Crédito: Julianne Gouveia

Já é possível acessar a nova edição do Plano Museológico do Museu da Vida Fiocruz! A ferramenta de planejamento estratégico, que é fundamental para determinar o que o museu faz, como funciona e para onde quer ir, está de cara nova. Mas além do novo design, traz muitas novidades. Ela conta com novos objetivos estratégicos, revisão da missão e da visão institucionais e novos programas museológicos. Confira aqui o documento, que tem vigência de 2023 a 2026.

O processo de atualização do Plano Museológico foi iniciado em 2021 e, agora, em 2024 o documento está finalizado e foi oficialmente lançado em meio às ações comemorativas dos 25 anos do Museu da Vida Fiocruz.

Heliton Barros, coordenador geral do novo Plano Museológico e ex-chefe do MVF (2021-2023), destaca que o documento é fruto de um trabalho coletivo de todas as trabalhadoras e trabalhadores do museu. "Nós conseguimos avanços importantes em relação ao primeiro plano (2017-2021) exatamente porque tivemos esse primeiro documento como referência. É importante destacar que fizemos um extenso ciclo de reflexões em formato de seminários, que contou com a participação de diversos convidados de outras instituições do país", conta. Os Seminários do Museu da Vida Fiocruz aconteceram em 2022 e estão disponíveis no canal do YouTube do Museu.

O balanço crítico do primeiro Plano Museológico do MVF e o ciclo de seminários foram etapas realizadas entre 2021 e 2022, durante a pandemia de Covid-19. Mas o processo de elaboração do novo documento envolveu ainda outras fases. Foi realizada, por exemplo, uma consulta a Planos Museológicos de outros museus e a publicações do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que serviram de subsídio, juntamente com o Plano Museológico do MVF anterior, para a construção do novo documento.

Houve ainda escutas territoriais, isto é, recebemos contribuições de representantes de coletivos e organizações sociais situadas em Maré e Manguinhos, territórios no qual o Museu da Vida Fiocruz está inserido.

E a versão de 2023-2026 ganhou vida a partir da redação coletiva, organizada em grupos de trabalho. Todo o processo contou com consultoria da Museo Museologia e Museografia.

Equipe do MVF e da Museo Museologia e Museografia com Plano Museológico 2023-2026. Crédito: Julianne Gouveia

Novos Programas Museológicos

O resultado é um documento de 123 páginas que apresenta a história da instituição, detalha vínculos institucionais, missão, visão, valores, entre outros aspectos. Também pontua 12 objetivos estratégicos e detalha 13 Programas Museológicos, quatro a mais do que na edição anterior. O Plano Museológico do Museu da Vida Fiocruz agora também com Programas de Sustentabilidade e Territórios, Programação Científica e Cultural, de Acessibilidade e de Itinerâncias.

Ana Carolina Gonzalez, atual chefe do MVF, lembra que, de acordo com o Ibram, os programas incluídos nos Planos Museológicos constituem bases a partir das quais o trabalho dos Museus se estrutura. Para Ana, além de revisitar e atualizar os programas já apresentados no documento anterior, o Plano Museológico do Museu da Vida Fiocruz (2023-2026) incluiu novos tópicos “que reforçam compromissos historicamente assumidos e apontam para ações prioritárias e estratégicas para a função social do Museu da Vida Fiocruz e sua atuação no cenário contemporâneo".

Perspectivas futuras

A nova publicação traz perspectivas atuais e metas a serem perseguidas nos próximos anos, em alinhamento com o Plano Quadrienal da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Também está alinhada às Teses do IX Congresso Interno Fiocruz (Teses) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Para Diego Vaz Bevilaqua, vice-diretor de Divulgação Científica e Patrimônio Cultural da COC/Fiocruz e atual presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), o Plano Museológico é um grande instrumento de planejamento e de diagnóstico. “É uma bússola que olha para onde a gente quer chegar”, destacou durante reunião de lançamento do documento, realizada no início de junho deste ano. Já Tereza Costa, educadora do MVF que fez parte da Comissão do novo Plano Museológico, destacou, durante o lançamento, que o documento “expressa anseios, mas tem a obrigação de ser viável”.

Confira o vídeo institucional sobre o processo de confecção do Plano Museológico 2023-2026 do Museu da Vida Fiocruz:

O vídeo com recursos de acessibilidade (audiodescrição, Libras e legendas) também está disponível no YouTube.

Publicado em 10 de junho de 2024