No dia 5 de junho, às 9h, acontece a abertura da exposição ‘Parques por um fio - nas linhas da preservação’. A mostra ficará em cartaz no Foyer do Museu da Vida Fiocruz, em Manguinhos. A entrada é gratuita. A inauguração será realizada no Auditório do MVF em um evento em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Inspirada na série ‘Parques do Brasil’, fruto de uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a TV Brasil e o ICMBio, a exposição visa sensibilizar o público sobre a importância da preservação ambiental.

A mostra ‘Parques por um Fio - pelas linhas da preservação’ foi idealizada pelo projeto ‘Fio às 5 em Pontos’, organizada pelo coletivo Linhas da Gamboa e tem produção do MVF.

Os idealizadores utilizam arte como ferramenta de conscientização, em defesa do meio ambiente. A exposição reúne 100 bordados apresentando a fauna, a flora e as paisagens dos Parques Nacionais visitados pela equipe de produção da série documental “Parques do Brasil”.

A exposição promete trazer uma abordagem inovadora e reflexiva ao público sobre a conservação dos parques nacionais brasileiros, destacando a beleza e a biodiversidade desses locais, bem como os desafios enfrentados para sua preservação.

Confira abaixo a programação da cerimônia de inauguração.

Programação do evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

9h - Coffee break

10h - Abertura – Diretoria da COC/Fiocruz

10h20 - Apresentação da série “Parques do Brasil” e exibição de vídeo com Luciana Alvarenga (COC/Fiocruz), Jorge Luiz do Nascimento (ICMBio) e Carlos Sanches (TV Brasil) + Exibição do vídeo ‘Parques por um fio – pelas linhas da preservação’

11h20 - Apresentação do projeto ‘Parques por um fio: pelas linhas da preservação’, com o coletivo Linhas da Gamboa e o projeto ‘Fio às 5 em Pontos’.

12h - Inauguração da exposição

Serviço:

Exposição ‘Parques por um fio - pelas linhas da preservação’

Quando: 5 de junho, às 9h

Onde: Auditório e Foyer do Museu da Vida Fiocruz

Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ

Entrada gratuita e livre. Não é necessário agendamento.

Publicado em 28 de maio de 2024.