Por Renata Bohrer
Perto de completar 18 anos, o Ciência Móvel já está em festa após alcançar a marca de 1 milhão de visitantes atendidos. O feito histórico se deu na quadra verde e rosa durante a ‘Ação Social de comemoração do Aniversário de 96 anos da escola de samba Mangueira’, em 26 de abril, e contou com a participação de uma figura ilustre.
Baluarte da Mangueira, filha de Dona Neuma e neta do primeiro presidente da Verde e Rosa, Saturnino Gonçalves, Márcia da Silva Machado (Guezinha, para os mais íntimos), de 76 anos, agora também faz parte da nossa história como a milionésima visitante do Ciência Móvel.
“Estou muito orgulhosa de receber esse título. É um momento de muita alegria pra mim. A Mangueira está completando 96 anos e ainda recebo a notícia aqui na minha comunidade que sou a visitante número 1 milhão do Ciência Móvel. Vocês estão de parabéns junto com a Mangueira. Isso aqui é uma grande festa!” - disse Guezinha
Na quadra verde e rosa, o público pôde se divertir com uma vasta programação, que incluiu as exposições "Mini Darwin" e "Rios Brasileiros", sessões de planetário, apresentações ciercenses do Coletivo Nopok e muito mais.
Marcando presença no evento, a chefe do Museu da Vida Fiocruz Ana Carolina Gonzalez falou da importância dessa marca e relembrou a trajetória do Ciência Móvel:
“É uma conquista muito simbólica para o Museu da Vida Fiocruz. Quando, há quase 20 anos, tomou-se a corajosa decisão de escrever uma proposta para criação do Ciência Móvel, não se imaginava quão longe esse nosso museu itinerante chegaria.... Muitos quilômetros depois, celebramos a oportunidade de termos passado por tantos lugares maravilhosos, ouvido e vivido tantas históricas marcantes e termos conhecido tantas pessoas encantadoras. Esses lindos encontros foram, são e continuarão sendo muito transformadores, para todos.”
Concebido com o objetivo de popularizar o conhecimento científico por meio de atividades lúdicas e interativas, Ana destacou a relevância do Ciência Móvel no contexto social:
“Hoje, somos uma referência nesse trabalho e temos muito orgulho por sermos reconhecidos enquanto um museu [itinerante] engajado com o enfrentamento das tantas desigualdades em nosso país. Que venham mais muitos milhões de visitantes! Vida longa ao Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz!"
Criado em outubro de 2006, o Ciência Móvel - do projeto Arte e Ciências sobre Rodas no Rio de Todos Nós - chega a sua maioridade com números expressivos. Desde o ano de sua fundação até o presente momento, o museu itinerante já percorreu mais de 112 mil quilômetros em um total de 221 viagens, atendendo 129 municípios na Região Sudeste.
O Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós é uma realização do Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e Folguedo. Tem patrocínio de IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Fotos: Renata Bohrer
Publicado em 2 de maio de 2024.