Por Teresa Santos
Prestes a comemorar 25 anos de fundação, o Museu da Vida Fiocruz acaba de lançar seu selo comemorativo. A iniciativa marca o início das celebrações de aniversário da instituição, que vão se estender até abril de 2025 com uma programação variada. O selo vai estampar os materiais de divulgação de todas as atividades especiais.
Criado pelo Serviço de Design de Exposições e Produtos de Divulgação Científica (SDEPDC/Museu da Vida Fiocruz), o selo festeja a história do Museu, que nasceu no dia 25 de maio de 1999, como parte da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e que, desde então, se dedica à divulgação e popularização da ciência com atividades lúdicas e divertidas para toda a população.
A designer Barbara Mello destaca que o processo de criação foi desafiador, já que este foi o primeiro selo comemorativo do Museu desenvolvido após a troca da identidade visual, ocorrida no início de 2023. "A gente tinha em mente que era importante usar os elementos da marca e dar destaque aos 25 anos. A partir desses pontos, fizemos uma brincadeira com esses elementos que, destacados, podem ser entendidos como uma pessoa feliz comemorando, o que representa perfeitamente este momento do Museu da Vida Fiocruz”, conta.
Mello, que chegou ao MVF como bolsista de Iniciação Científica na semana de inauguração da instituição, em maio de 1999, destaca a alegria desse momento: "Ver todas as conquistas do Museu, dos colegas e amigos que pude fazer nesta casa sempre me trouxe muita alegria. Comemorar hoje com eles esses 25 anos de muito trabalho e muito aprendizado é realmente um momento especial".
Chefe do Museu da Vida Fiocruz, Ana Carolina Gonzalez também destaca o orgulho de fazer parte dessa instituição que há 1/4 de século assumiu o compromisso de ser um dos principais atores no diálogo entre a Fiocruz e a sociedade. "O museu é fruto de um trabalho coletivo e da colaboração de muitas mentes brilhantes, que ainda na década de 1990 perceberam a importância da Fiocruz abrir à população um grande museu de ciências. De lá pra cá, outras tantas mentes brilhantes – incluindo nossos visitantes – contribuíram para ampliar, diversificar e consolidar nosso trabalho”, destaca.
A programação comemorativa, que inclui um ciclo de seminários e um grande evento já em maio, promete muitas emoções. As ações serão divulgadas em breve. "Esse marco será muito celebrado com uma grande variedade de atividades. O público pode esperar muitas novidades", entrega.
A comemoração dos 25 anos do MVF é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Entre as atrações do Museu da Vida Fiocruz, está a exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’, que conta com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, e o patrocínio da SC Johnson.
Publicado em 17 de abril de 2024.