O Museu da Vida Fiocruz está com inscrições abertas para o processo seletivo de estudantes de graduação interessados em integrar o Serviço de Educação. Serão oferecidas 12 vagas para início imediato, além de vagas também para cadastro de reserva. Os selecionados receberão formação para desenvolver atividades educativas e culturais, presenciais ou remotas.

Será oferecida uma bolsa no valor de R$ 1.500,00 mensais, com duração de até 12 meses, podendo ser renovada por mais 12 meses. Os interessados podem se inscrever on-line até o dia 23 de janeiro de 2024. Você pode acessar o edital e o formulário de inscrição clicando aqui.

Os estudantes selecionados poderão atuar em ações de agendamento e acolhimento de público no campus de Manguinhos, em territórios socialmente vulnerabilizados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e no Pró-Cultural, programa que visa a iniciação à produção cultural do Museu.

Ações afirmativas

Parte das vagas oferecidas é destinada a ações afirmativas, reservando 7% para pessoas com deficiência, 20% para negros (pretos e pardos) ou negras (pretas e pardas), e 3% para indígenas, conforme a Portaria PR Fiocruz 491, de 20 de setembro de 2021.

Inscrições e seleção

A seleção será feita em duas etapas: análise dos formulários de inscrição e entrevistas. Os candidatos aprovados serão convocados conforme o cronograma disponível no site do Museu da Vida Fiocruz.

Documentação necessária

Os candidatos aprovados para ingresso imediato devem apresentar documentos pessoais, documentos escolares e duas fotos 3x4.

19/01/2024: Lançamento do edital

19/01 a 23/01/2024: Inscrições online

29/01/2024: Divulgação da convocação para a etapa de entrevistas no site do Museu da Vida Fiocruz

30/01 até 01/02/2024: Entrevistas presenciais (datas e horários a serem divulgados no site do Museu da Vida Fiocruz)

05/02/2024: Entrevistas online com a Comissão de Heteroidentificação

07/02/2024: Divulgação da convocação no site do Museu da Vida Fiocruz

Para mais informações e inscrições, acesse o edital e acompanhe as atualizações no site do Museu da Vida Fiocruz.

Publicado em 19 de janeiro de 2024.