Por Teresa Santos

No mês da Consciência Negra, o Museu da Vida Fiocruz lança uma série de animações fruto da oficina "Aprender a animar para enfrentar violências". A ação é uma iniciativa da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e do Programa Institucional Violência e Saúde (PI), da presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), organizada pelo Museu da Vida Fiocruz e pelo Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Claves/ENSP). E contou com a participação de alunos do ensino médio do Colégio Professor Clóvis Monteiro, no território de Manguinhos (RJ). Ao todo, foram produzidos quatro vídeos. O filme de apresentação da oficina e a primeira animação produzida pelos jovens já estão disponíveis no nosso canal do YouTube, inclusive as versões com recursos de acessibilidade (Libras e legendagem)! Acessa e confira!

O projeto, realizado nos dias 06, 08 e 09 de setembro de 2022 no Museu da Vida Fiocruz (MVF), buscou trabalhar a produção audiovisual como uma estratégia capaz de fornecer ferramentas para a transformação de cenários de violência.

Durante os três encontros, estudantes do ensino médio do Colégio Professor Clóvis Monteiro aprenderam a produzir desenhos animados com o aparelho celular, a partir da técnica stop-motion.

Além disso, durante a atividade, foram realizadas conversas sobre o tema ‘Violências no Território’ e sobre aspectos da vida na região de Manguinhos entre os estudantes, educadores do MVF e psicólogas da ENSP. Os jovens foram estimulados a utilizar elementos que surgiram dessas discussões na produção de animações.

O resultado foram quatro filmes, com duração entre três e cinco minutos cada um. O primeiro deles é voltado para a divulgação da oficina e conta com imagens animadas dos participantes. Já os outros vídeos são animações produzidas durante a oficina e exploram recursos variados, tais como areia, pó de café e desenhos articulados.

A primeira animação, já disponível no nosso canal do YouTube, traz o tema "Explosões". Ela aborda os perigos enfrentados no território de Manguinhos em dias de tiroteios. Em breve, também estarão disponíveis as duas últimas animações da série: "De Olhos Abertos", que traz a temática do racismo enfrentado pelos jovens negros em revistas policiais, e "Engolida", que expõe a angústia dos moradores diante de operações policiais com helicópteros nas comunidades.

A proposta educativa do projeto é das educadoras do MVF Maria Paula Bonatto e Luciana Sales. O projeto contou ainda com a participação das psicólogas Fernanda Mendes (CLAVES/ENSP) e Vera Frossard (CSEGSF/ENSP). Maria Paula Bonatto também esteve à frente do roteiro e da direção das animações e a edição é de Edu Abad. A oficina de animação foi ministrada por Ruth Takiya e Edu Paiva.

Assista a animação e acesse outros vídeos da playlist no Youtube do Museu da Vida Fiocruz:

Publicado em 30 de novembro de 2023.