No mês de dezembro, o Museu da Vida Fiocruz oferece uma diversidade de atividades presenciais e externas. O evento 'Dia D contra Dengue, Zika e Chikungunya' inicia com exposição, teatro, roda de conversa e mais, em parceria com o LABIMI do Instituto Oswaldo Cruz.
O Workshop Ciência e Mídias Sociais em Pauta visa promover a troca de conhecimentos entre profissionais de comunicação de favelas e periferias. Tem também distribuição do cordel 'Castelo da Fiocruz' por Leo Salo no Castelo Mourisco.
O lançamento da Base Museu, um sistema de gestão e difusão digital do acervo museológico, acontece em dezembro. Além disso, a Jornada Científica PROPOP também ocorre em dezembro na Tenda da Ciência Virgínia Shall.
O Museu oferece visitas ao Castelo da Fiocruz, exposições como 'Aedes: Que mosquito é esse?' e 'Vida e saúde: relações (in)visíveis', e atividades no Parque da Ciência e Pirâmide. O Teatro apresenta peças como 'É o Fim da Picada!' e 'Cidadela', enquanto o show de ciências 'Paracelso, O Fenomenal' promete diversão com experiências de física e química. Em 20/12, a exposição 'Rios em Movimento' encerra suas atividades depois de quatro anos, então, aproveite a última chance e visite!
Além disso, o Museu da Vida Fiocruz estende suas atividades extramuros com exposições em diferentes cidades, destacando 'Pelos Caminhos do SUS', 'Biodiversidade e Saúde' e 'Vias do Coração'. Confira abaixo a nossa programação completa!
A partir de 15 de dezembro, não será mais necessário fazer agendamento para visitar o Museu da Vida Fiocruz, e isso vale não apenas para grupos pequenos, mas também para grupos com mais de 10 pessoas. E o melhor de tudo é que esse sistema flexível estará em vigor tanto para o mês de janeiro quanto para fevereiro também.
O Museu da Vida Fiocruz funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h.
Faça o download do nosso app para melhorar sua experiência de visitação! O app está disponível para Android e iOS.
E se você fizer fotos lindas aqui no Museu, lembre-se de compartilhar nas redes sociais com as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado! Sua foto pode ser compartilhada nas nossas plataformas.
Confira a programação completa! Divirta-se!
Atenção!
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
O Museu da Vida Fiocruz não vai abrir nos dias 22, 23, 29 e 30 de dezembro.
O Workshop Ciência e Mídias Sociais em Pauta foi adiado para 27 de janeiro de 2024.
Atividades presenciais
Evento ‘Dia D contra Dengue, Zika e Chikungunya’
Quando: 2 de dezembro, a partir das 10h
Onde: Diversos espaços
Idade: livre
Com uma programação especialmente dedicada à temática das arboviroses, o público poderá conferir exposição, teatro, roda de conversa, mostra de insetos e muito mais sobre o mosquito Aedes aegypti! Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, em parceria com o Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (LABIMI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Mais informações aqui.
*É necessário a retirada de senha para a peça ‘É o Fim da Picada!’ e a exposição ‘Aedes: Que mosquito é esse?’ no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. A distribuição de senha é feita por ordem de chegada e a capacidade de público é de acordo com o espaço da atividade, que está sujeito à lotação.
Importante: neste dia, a cantina do Centro de Recepção estará aberta somente até as 13h.
Distribuição do cordel 'O Castelo da Fiocruz', com Leo Salo
Quando: 6/12 (manhã); 7/12 (manhã e tarde) e 8/12 (manhã)
Onde: Castelo Mourisco
Leo Salo, integrante do coletivo Experimentalismo Brabo, do território de Manguinhos, e bolsista do MVF elaborou a obra poética 'O Castelo da Fiocruz', um cordel que está sendo distribuído gratuitamente no Castelo Mourisco. A publicação foi revisada por Renato da Gama-Rosa, chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Érica Loureiro, pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD-COC/Fiocruz). A atividade tem como foco especial estudantes universitários e de escolas técnicas.
Lançamento Base Museu
Quando: 11/12, das 14h às 16h30
Onde: Salão de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz, em Manguinhos (RJ)
A Base Museu é um sistema de gestão e difusão digital do acervo museológico. A plataforma é uma iniciativa Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), por meio do Serviço de Museologia do Museu da Vida Fiocruz.
Jornada Científica PROPOP
Quando: 11/12
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Shall
A Jornada do Programa de Iniciação à Divulgação e Popularização da Ciência (PROPOP) tem como objetivo compartilhar as atividades realizadas pelos bolsistas, suas experiências e vivências do último período.
Lojinha do Museu da Vida Fiocruz
Quando: 11 a 15 de dezembro, das 10h às 14h
Onde: Centro de Recepção
Adquira produtos do MVF como lápis, canetas, bottons, ímãs de geladeira, canecas, garrafas e camisas e contribua diretamente para os projetos do Museu da Vida Fiocruz! A nossa lojinha é administrada pela Associação Amigos do Museu da Vida.
1ª Mostra Multiprofissional de Saúde IBMR
Data: 16 de dezembro, sábado
Local: Auditório do Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos)
Horário: das 10h às 16h
Neste evento especial realizado pelo IBMR em parceria com o Museu da Vida Fiocruz, alunos dos cursos de graduações do Centro Universitário IBMR vão trazer painéis e conversar com o público sobre as pesquisas realizadas nas unidades da instituição. Os 28 trabalhos científicos apresentados contemplam diferentes áreas da saúde: nutrição, biomedicina, enfermagem, fisioterapia, educação física, entre outras. Entrada gratuita (necessário apresentar documento de identificação).
Atividades externas
Visita ao Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sexta, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre
Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.
* Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos
O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.
Obs.: não há atividades em dias de chuva.
Exposições
Aedes: Que mosquito é esse?
Quando: De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10 (para visitar, é preciso retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Sala 308 do Castelo da Fiocruz / Museu da Vida Fiocruz
Idade livre
Entrada gratuita
Exposição ‘Aedes: Que mosquito é esse?’ é aberta para visitação no Castelo da Fiocruz. Em sua versão completa, a mostra convida o público a refletir sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. Composta por painéis, vídeos, jogos, aparatos e instrumentos científicos, a mostra apresenta também uma escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. Mais informações aqui.
* Aos sábados, a distribuição de senhas acontece início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Vida e saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça
A exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.
Rios em Movimento
Quando: até 20 de dezembro (de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h)
Onde: Salão de Exposições Temporárias
'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.
Teatro
Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: 02/12 (sábado), às 11h e 13h30; 06/12 (quarta), às 10h30 e 13h30 e 12/12 (terça), às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos
Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
*Havendo qualquer eventualidade, as apresentações de 'É O Fim da Picada!' podem ser substituídas sem aviso prévio por apresentações do show de ciências 'Paracelso, O Fenomenal'.
Peça 'Cidadela'
Quando: 07/12 (quinta), às 10h30 e 13h30, e 09/12 (sábado), às 11h
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos
Em Vem Quem Quer, as mulheres sabem das coisas: cuidar da cidade, semear, produzir remédios, escrever poemas. Mas só os homens são reconhecidos, muitas vezes, por feitos que são delas! No palco, as personagens Juçara Brio Forte e Justa Plena de Si parecem aceitar o silêncio feminino (será?), passado de geração a geração (até quando?!). Já a jovem e questionadora Nina Garota se mostra inconformada, e terá o apoio de Marina Lá Se Foi, ex-moradora da cidadela e grande incentivadora da semente da mudança. Só que essa história não tem uma heroína. Tem várias! Juntas, essas mulheres vão descobrir sua força e seu valor.
Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: 05/12 (terça), às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 8 anos
Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!
Museu da Vida Fiocruz por aí: Atividade extramuros
Exposição 'Pelos Caminhos do SUS' (Duque de Caxias - RJ)
Quando: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O agendamento para grupos escolares deve ser feito através do contato (21) 2334-1574.
Onde: Museu Ciência e Vida (Rua Ailton da Costa, no bairro Jardim 25 de Agosto, s/nº, Duque de Caxias, RJ)
Idade livre
Entrada gratuito
Desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica. Essa é a proposta da exposição ‘Pelos Caminhos do SUS’, do Museu da Vida Fiocruz, que percorre a trajetória do sistema público de saúde de maneira lúdica. A mostra esboça um SUS ainda em construção e reúne painéis ilustrados, fotos e outros recursos de interação com o público, estruturados em quatro módulos: Organização do SUS; Participação Social; Financiamento e Educação; e Trabalho em Saúde.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Exposição Aedes: que mosquito é esse? - versão compacta (Eusébio - CE)
Quando: De segunda a sexta, de 8h30 às16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Local: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE)
Idade livre
Entrada gratuita
Sinopse: Na Fiocruz Ceará, o público pode conferir uma versão compacta da exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’. Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito.
Publicado em 30 de novembro de 2023.