Quem passar pelo campus de Manguinhos da Fiocruz entre 28 e 30 de novembro, poderá conhecer mais sobre a cultura indígena na Tenda Cultural “Diálogos e Saberes”. O espaço faz parte do Seminário “Avanços e desafios da Saúde Indígena no Brasil: Contribuições dos projetos da parceria Fiocruz/Sesai”, que será sediado no Museu da Vida Fiocruz e que é organizado pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) e pela Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS).

Na Tenda Cultural “Diálogos e Saberes”, haverá estandes com produtos indígenas e quem quiser, poderá adquiri-los! Além disso, serão expostos produtos criados por integrantes de 20 projetos da parceria Fiocruz/Sesai, que foram apoiados por meio do Programa Inova. A ação foi iniciada em 2019 e lideranças indígenas foram atores fundamentais nesta parceria.

A área aberta a toda comunidade da Fiocruz e ao público do museu contará ainda com o Espaço “Práticas e Saberes Ancestrais Indígenas em Saúde”, onde será possível vivenciar e refletir sobre os conhecimentos ancestrais em saúde.

Outra atração da Tenda Cultural “Diálogos e Saberes” é o Cine Saúde Indígena, que exibirá quatro documentários e 16 curtas. A maioria das obras foi produzida por indígenas e tem como tema principal a saúde. Elas também dão destaque ao modo de viver, de ser e (re)existir nos territórios indígenas do Brasil, ao mesmo tempo que denunciam e revelam os desafios e os enfrentamentos destas populações no território brasileiro.

O Museu da Vida Fiocruz é gratuito e está localizado na Av. Brasil, 4.365 (na altura da passarela 6), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h.

Tenda Cultural “Diálogos e Saberes”
Quando: 28 a 30 de novembro
Onde: Estacionamento do Museu da Vida Fiocruz