Por Teresa Santos

Crédito: Paulo Moreira Marrucho

Entre os dias 9 e 15 de outubro, o Museu da Vida Fiocruz foi uma das instituições participantes do Festival Nosso Mundo, realizado pela Enauta em Niterói (RJ). O evento aconteceu na Praça do Rádio Amador, em São Francisco, e contou com uma programação extensa voltada para o público infantojuvenil. O Museu contribuiu para o sucesso dessa iniciativa com quatro atividades: a 'Gincana do InVivo', 'Pescaria Magnética', exposição 'Nós do Mundo' e uma ação de astronomia sobre o eclipse anular do sol.

Crédito: Paulo Moreira Marrucho

O InVivo, site de divulgação científica que informa e educa sobre temas de saúde, ciência, tecnologia, história e ambiente, levou duas ações para o Domo 'Meridianos'. A ‘Gincana do InVivo’ foi uma delas. O quiz provocou as crianças e adolescentes com perguntas para lá de desafiadoras. O público pôde descobrir mais sobre esses e outros assuntos em uma gincana divertida, da qual todos saíram ganhando! Os participantes ainda levaram para casa uma dica valiosa de onde encontrar mais informações confiáveis sobre o mundo científico!

Já os pequenos se divertiram com a 'Pescaria Magnética'. Com papel, giz de cera, tesoura (sem ponta), barbante, palitos, clipes, imãs, fita adesiva e muita criatividade, as crianças descobriram como fazer peixinhos, varas de pescar e montaram sua própria pescaria. E ainda exploraram diferentes materiais e descobriram como o aço é atraído pelo imã. A atividade está disponível na sessão ‘Experimente’ do site InVivo. As duas atividades do InVivo foram organizadas pela editora de conteúdo do InVivo Tereza Costa, pela coordenadora Julianne Gouveia e pela repórter Teresa Santos.

Crédito: Paulo Moreira Marrucho

O Museu da Vida Fiocruz também incluiu na programação a atividade 'Como ver as estrelas e o eclipse solar', ministrada pelo físico Paulo Colonese, do Serviço de Itinerância.

A exposição 'Nós do Mundo' foi outra atividade do Museu da Vida Fiocruz que desembarcou em Niterói, mais precisamente no domo 'Hemisférios'. Com painéis que discutem a relação do homem com a natureza, a exposição provocou reflexões sobre consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação ambiental... Mas também lembrou que existem soluções para alcançar um mundo mais sustentável. Para saber mais, clique aqui!

O Festival Nosso Mundo, uma iniciativa da Enauta via Lei de Incentivo, contou ainda com exibições de filmes, debates, oficinas, apresentações musicais e contação de histórias de outros oito projetos: Academia Jovem Concertante, Cine na Praça, Green 60, Imagem em Movimento, Livro “Brasil – Uma História do Amanhã”, Mar Brasil, Projeto Grael e Projeto Portinari.

Publicado em 17 de outubro de 2023.