A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promove o III Encontro do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T) e o 5º Seminário de Pesquisa e Prática em Museus do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Nepam). Sem necessidade de inscrição prévia, o evento é gratuito, terá transmissão pelo YouTube do Museu da Vida Fiocruz e tradução em Libras. Neste Encontro, será apresentada a trajetória do OMCC&T em seus 20 anos de criação e apresentadas pesquisas recentes realizadas pelos parceiros, com temas sobre inclusão, gênero, acessibilidade e memórias, discutindo também perspectivas futuras. O evento é realizado pelo Museu da Vida Fiocruz com apoio do mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da COC/Fiocruz. O Encontro e o seminário ocorrerão em 6 de novembro das 9h às 16h, no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira, localizado no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio.

A conferência de abertura será do Observatoire des Publics et des Pratiques de la Culture – Sciences et Société, Aix-Marseille, com apresentação de trabalho e resultado de pesquisas do Laboratório francês.

A OMCC&T se dedica a produzir e compartilhar conhecimentos e saberes sobre a divulgação da ciência em espaços de educação museal, buscando identificar os processos e os contextos promotores de acesso aos museus para variados segmentos sociais. Assim pretende contribuir para a promoção de experiências museais culturalmente inclusivas.

A função principal dos observatórios consiste em registrar informações que promovam condições para o acompanhamento de eventos que tenham em comum o mesmo padrão metodológico, para que estabeleçam relações, indicadores e, consequentemente, possibilitem reflexões e críticas sobre o objeto em estudo.

Serviço

Evento: III Encontro do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia – OMCC&T e 5º Seminário de Pesquisa e Prática em Museus do Nepam, Museu da Vida Fiocruz

Data: 6 de Novembro de 2023 (segunda-feira)

Horário: 9h às 16h

Local: Salão de Conferência do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS)

Obs.: Evento híbrido (presencial e online) sem exigência de inscrição para participar.

Haverá tradução em Libras e tradução simultânea da conferência.

Transmissão: Canal do Museu da Vida Fiocruz no Youtube (www.youtube.com/user/museudavida/)

9h: Recepção

9h05 - 9h25: Mesa de abertura

• - Marcos José Pinheiro (diretor da Casa de Oswaldo Cruz)
  • - Ana Carolina Gonzalez (chefe do Museu da Vida Fiocruz)
  • - Marcus Soares (coordenador do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação/Nepam)

9h30 - 10h50 : Conferência de abertura (online)

Tradução simultânea francês-português

Conferencistas: Sylvia Girel e Gloria Romanello

Sylvia Girel é coordenadora do Observatoire des Publics et des Pratiques de la Culture – Sciences et Société, Aix-Marseille Université, Ministère de l’Enseignement Supérieur, de la Recherche et de l’Innovation. Centre Méditerranéen de Sociologie, de Science Politique et d’Histoire (Mesopolhis, CNRS, UMR7064).

Gloria Romanello é pesquisadora do Observatoire des Publics et des Pratiques de la Culture.

Ementa da conferência:

O Observatório de Públicos e Práticas Culturais - Ciências e Sociedade, criado e coordenado por Sylvia Girel, pretende responder a uma procura crescente de estudos de audiências. A investigação, os estudos e surveys, a expertise produzida, permitem fazer recomendações concretas numa lógica de investigação-ação, ao mesmo tempo que participa no desenvolvimento de pesquisas sobre públicos e práticas culturais. Ao propor aliar padrões científicos à competência profissional, o Observatório situa-se na interface da investigação científica e dos mundos da cultura, e privilegia o trabalho colaborativo com parceiros e a produção de estudos ajustados e territorializados. A conferência também será uma oportunidade da pesquisadora GLORIA ROMANELLO apresentar um estudo de público sobre o Museu de História de Marselha, situado no coração de um centro comercial.

Conferência seguida de Debate com os participantes presentes e online.

Apresentação e Mediação: Denise Studart e Marcus Soares (Nepam, MVF)

10h50 – 12h40 / Painel

20 Anos do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia

Palestrantes:

• - Luciana Sepúlveda Köptcke (Fiocruz Brasília) - Histórico da criação do OMCC&T: motivações e objetivos
  • - Sibele Cazelli (Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast) - Museus parceiros do OMCC&T no Rio de Janeiro. Experiência de trabalho ao longo dos anos
  • - Adriana Mortara Almeida (Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais / ECI-UFMG) (online) - Pesquisas do OMCC&T realizadas em São Paulo
  • - Sonia Mano (Nepam, MVF) -Trajetória do Observatório de público de museus: do OMCC ao OMCC&T. Publicações, financiamentos e perspectivas futuras

Mediação:Denise Studart (Nepam, MVF)

12h40 – 13h50: Almoço

14h - 16h / Mesa redonda

Pesquisas recentes do OMCC&T: Série histórica, Memórias, Gênero e Acessibilidade