Luiza Toschi (Cooperação Social da Fiocruz)
Acontecerá na próxima quinta-feira, dia 17 de agosto, o seminário de apresentação dos resultados de três anos de atuação do projeto “Tecendo Diálogos e produzindo conhecimento: juventude, favela, promoção da saúde e educação superior”. A iniciativa reúne diversas ações de pesquisa e fomento de práticas de educação popular e é fruto da articulação de instituições como a Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCSP/Fiocruz), o Museu da Vida Fiocruz, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5/UFRJ), o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) e o Fórum Favela-Universidade (FFU). O evento é aberto ao público e acontecerá no auditório do Museu da Vida Fiocruz das 8h às 16h30.
Além das instituições já citadas, o projeto reúne 35 bolsistas extensionistas que são profissionais de favelas e periferias e, majoritariamente, egressos de pré-vestibulares comunitários. O grupo de pesquisadores de várias áreas de conhecimento é gerido colaborativamente por um Comitê composto por representantes do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm), Museu da Maré, Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo, Democrático e Sustentável (RedeCCAP), Conselho Comunitário de Manguinhos, Museu da Vida Fiocruz e PR5/UFRJ. Os participantes dessa rede estarão presentes na programação do evento.
Um dos principais resultados que será apresentado no encontro é o lançamento do mapeamento dos pré-vestibulares populares localizados em territórios socioambientalmente vulnerabilizados da região metropolitana do Rio de Janeiro, pesquisa realizada com apoio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A cartografia é fruto de uma pesquisa de campo realizada entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2023 que entrevistou 130 coletivos de educação popular conhecidos como pré-vestibulares comunitários. Foram investigados aspectos das metodologias de ensino e formação cidadã, estruturas dos espaços e articulação com redes de saúde, educação e assistência das regiões em que estão inseridos. Além do mapeamento, o projeto também apresenta resultados obtidos no âmbito da Jornada Científica Favelades Univeritáries, uma Cartografia das Narrativas produzidas no GT de Saúde Mental, uma pesquisa sobre a produção acadêmica sobre os territórios de Manguinhos e Maré, e realização do Encontro dos cursos e fóruns de Pré-vestibulares Populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
“Os pré-vestibulares populares, comunitários e sociais não são apenas uma plataforma de acesso à universidade. Eles são espaços de educação social, econômica e política para que a juventude favelada e periférica acesse o ensino superior munida de consciência crítica e mantendo vínculos com os movimentos sociais”, explicou a historiadora Taisa Falcão, uma das coordenadoras do projeto e do mapeamento. “Neste sentido, as políticas de ações afirmativas foram grandes aliadas dos pré-vestibulares populares, contribuindo para que essa juventude acesse a universidade”, completou Taisa.
O “Tecendo Diálogos” tem o objetivo de valorizar a educação superior (pública e gratuita) e reforçar o campo da promoção da saúde, a partir de ações coordenadas entre pré-vestibulares populares ou comunitários, universidades públicas, movimentos sociais organizados em territórios urbanos socioambientalmente vulnerabilizados e a Fiocruz. As principais ações conjuntas realizadas ao longo dos três anos foram atividades de formação, produção de conhecimento e a realização de eventos político-científicos que tinham o objetivo de atrair visibilidade para atuação da organização popular nos territórios vulnerabilizados pautados pela promoção da saúde.
Serviço
Tema: Três anos de Tecendo Diálogos: Resultados e Desafios
Data: 17 de agosto
Horário: 8h às 16h30
Local: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Aberto ao público