Por Melissa Cannabrava

As visitas ao Museu da Vida Fiocruz acabam de ganhar um novo aliado: o aplicativo do Museu, desenvolvido para proporcionar uma experiência ainda mais completa e interativa aos visitantes. Disponível desde julho, o app funciona de maneira offline e auxilia os usuários na escolha das atividades e na montagem de um roteiro personalizado, além de facilitar a circulação pelo espaço. Ele está disponível para download na Google Play (Android) e na App Store (iOS).

O aplicativo do Museu da Vida Fiocruz utiliza somente dados de geolocalização, ou seja, não é necessário estar conectado à internet para usar. Os visitantes podem explorar diversas funcionalidades, incluindo o mapa do museu, informações sobre serviços e conveniências disponíveis, acesso aos espaços de exposição, bibliotecas e outras informações relevantes. Com o apoio dessa ferramenta, os usuários podem planejar sua visita de forma mais eficiente e aproveitar tudo o que o Museu da Vida tem a oferecer.

“Estamos muito empolgados em disponibilizar esse novo aplicativo offline para os nossos visitantes”, afirma Heliton Barros, chefe do Museu da Vida Fiocruz. “Com essa ferramenta, queremos aprimorar ainda mais a experiência de quem nos visita, fornecendo informações detalhadas, recursos multimídia e facilitando o planejamento de cada roteiro personalizado. Esperamos que o aplicativo contribua para que todos aproveitem ao máximo sua visita”, completa.

A jornada pelo Museu da Vida Fiocruz com o aplicativo começa no Centro de Recepção, onde os visitantes podem encontrar QR-Codes para fazer o download, além de tirar dúvidas e obter informações adicionais sobre a programação junto aos mediadores.

Futuramente, o app vai permitir uma interação ainda mais rica, fornecendo recursos como audioguia, audiodescrição, outros roteiros pré-definidos e até mesmo a possibilidade de avaliar a experiência da visita.

O aplicativo do Museu da Vida Fiocruz foi desenvolvido pela empresa SOLID Digital Experiences em parceria com profissionais do Museu.

Publicado em 10 de agosto de 2023.