Agosto chegou com novidades muito legais aqui no Museu da Vida Fiocruz! A mais importante delas é que, a partir do dia 12, voltamos a abrir de terça a sábado! Fique atento aos novos horários de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h. Não será necessário fazer agendamento para nos visitar aos sábados. Teremos mais informações em breve!
Além disso, continuamos a oferecer nossa programação regular, com exposições, peça e atividades ao ar livre. Algumas estão sujeitas à lotação, como o nosso amado Castelo Mourisco, que só pode ser visitado por grupos limitados de visitantes e mediante distribuição de senhas. Programe-se e chegue cedo para conseguir uma senha - elas estão super disputadas!
O Museu agora possui também um aplicativo para facilitar a experiência de visitação de todos os usuários. Você já pode baixar em seu celular, no sistema operacional de sua preferência, e saber mais sobre os nossos espaços e atividades. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
Ah! Quer visitar a gente com um grupo de mais de dez pessoas? Descubra como e todas as outras informações aqui! O agendamento já foi retomado para a visitação de terça a sexta. Aí, é só se divertir nos nossos espaços - melhor ainda se fizer uma selfie e compartilhar com a gente nas redes sociais usando as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado!
O Museu da Vida Fiocruz é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, e Fiocruz, com gestão cultural da SPCOC. Conta com o patrocínio da Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Atenção!
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
O Museu vai estar fechado ao público em 2 de agosto devido ao jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de Futebol. Saiba mais!
Atividades presenciais
Atividades externas
Castelo Mourisco*
Quando: de terça a sexta, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10
Onde: Castelo Mourisco
Idade: livre
Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.
* Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos
O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.
Obs.: não há atividades em dias de chuva.
Exposições
Vida e saúde: relações (in)visíveis
Onde: Prédio da Cavalariça
A exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.
Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias
'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.
Teatro
Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30; sábado (somente 19/08), às 11h e 13h
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos
Duração: 30 minutos
Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
Eventos
Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares
Quando: 19 de agosto, das 9h às 14h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Exclusivo para profissionais de comunicação de favelas e periferias do Rio e região metropolitana, este treinamento busca sensibilizar os participantes sobre a importância de cobrir ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia, seja para quem já trabalha com isso ou mesmo para aqueles que têm interesse em aprender. Podem se inscrever até 13/08 repórteres, editores, fotógrafos, designers, produtores de conteúdo para redes sociais, youtubers e outros profissionais da comunicação que desenvolvam trabalhos de comunicação em territórios de favela e periferia. Haverá intérprete de Libras.
Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros
Todas as mostras integram o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. Saiba mais aqui.
Ciência Móvel na 10ª SMC&T de São Sebastião do Paraíso
Quando: 9 a 18 de agosto, com atividades nos turnos da manhã (8h às 11h), tarde (13h às 16h30) e noite (18h às 22h)
Onde: Praça dos Imigrantes, Lagoinha, São Sebastião do Paraíso, MG (em frente à Prefeitura)
Idade: livre
Entrada gratuita
O Ciência Móvel, unidade móvel do Museu da Vida Fiocruz, realiza diversas atividades gratuitas em São Sebastião do Paraíso (MG) de 9 a 18 de agosto. Na programação, estão exposições e aparatos interativos dos módulos temáticos do museu itinerante. O evento faz parte da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e acontece em parceria com a prefeitura municipal.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde'
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h as 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h as 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.
Sinopse: Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Exposição 'Aedes: que mosquito é esse?'
Quando: de segunda a sexta, de 8h30 às 16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Onde: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE)
Idade: livre
Entrada gratuita
Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com diversos recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito por meio de atividades lúdicas e interativas.
Foto: Gabriela Andrade
Publicado em 31 de julho de 2023.