Por Renata Bohrer

O novo pôster interativo da coleção Os Mensageiros das Estrelas acaba de ficar disponível. Desta vez, o tema é a constelação de Câncer. O acesso é gratuito e direto pelo navegador!

Ao navegar pelo interativo, o usuário pode conferir particularidades sobre as estrelas e outros objetos cósmicos situados na constelação. Também vai ser possível ainda conhecer o mito do grande caranguejo que desafiou Hércules, famoso herói da mitologia greco-romana.

O destaque fica por conta do animal que estampa o pôster. Para fazer a releitura da representação mitológica da constelação clássica, o artista Caio Baldi se inspirou em uma espécie brasileira, o guaiamum. Este caranguejo terrestre é muito comum em nosso litoral, e, na fase adulta, assume uma tonalidade mais uniforme em azul lavanda.

Todos os recursos interativos foram desenvolvidos na plataforma de gamificação digital Genially pelos planetaristas do Ciência Móvel Leonardo Castro, Rafaela Ribeiro e Renata Alves. Todos os quizzes e pôsteres interativos produzidos para a coleção estão disponíveis ao público gratuitamente.

'Os Mensageiros das Estrelas' integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, com a Gestão Cultural da SPCOC e conta com o patrocínio da Abbott, Droga Raia, IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e da Prefeitura do Rio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura. Essa é uma realização do Ministério da Cultura e Museu da Vida Fiocruz.

A seguir, conheça o pôster interativo de Câncer:

Publicado em 14 de junho de 2023.